Nossa Cidade
Clínicas veterinárias móveis ultrapassam a marca de 11 mil atendimentos
As duas Clínicas Veterinárias Móveis que, desde meados do ano passado oferecem atendimento itinerante para cães e gatos em Campinas, atingiram, no último mês de abril, a soma de 11.050 atendimentos gratuitos em várias regiões da cidade.
O programa foi implantado em julho de 2022 e, até novembro do mesmo ano, foram realizadas 7.290 consultas. De fevereiro a abril deste ano, foram 3.760 atendimentos.
Em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as clínicas fizeram um recesso de dois meses para adequações. “Por ser um projeto pioneiro na Brasil, após o início, foram necessários alguns ajustes”, explica o diretor responsável pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar (DPBEA), Vagner Belini.
Regiões atendidas
Até o momento, as clínicas veterinárias móveis já atenderam as regiões Vila
Boa Vista, Dic V – Ouro Verde, Nova Europa, Vila Esperança – Amarais, Jardim Marisa – Campo Belo, Campo Grande, Lagoa do Mingone – Viracopos e Vila Costa e Silva. A partir desta segunda-feira, 2 de maio, a unidade 2 da Clínica Veterinária Móvel está atendendo a região do distrito de Sousas.
Estrutura
Para realizar os atendimentos, o DPBEA dispõe de duas estruturas que percorrem, simultaneamente, diversas regiões da cidade.
Cada clínica é instalada em contêiner adaptado que possui três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para o cadastramento dos interessados. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista.
Prevenção de doenças
De acordo com o diretor Vagner Belini, o principal objetivo do programa é atuar na prevenção de doenças. Os animais atendidos são microchipados e recebem vacina, se houver indicação.
O atendimento ocorre por ordem de chegada, com distribuição de senha. Não é necessário agendamento prévio para que o animal doméstico seja atendido. Basta o responsável ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas.
Modelo
Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, o programa da Clínica Veterinária Móvel é um dos motivos porque Campinas é considerada modelo na área. “Nosso município é considerado referência no assunto devido à nossa legislação, política, plano e execução do plano de bem-estar animal. As clínicas veterinárias móveis refletem a efetividade dessas ações”, afirma o secretário ambiental.
Atendimento
A gestão das Clínicas Veterinárias Móveis é da SVDS, por meio do DPBEA.
Mais informações sobre os horários e serviços oferecidos pelo DPBEA podem ser obtidas pelo site https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/. Neste endereço, também é possível conhecer os animais do departamento que esperam por adoção.
A Clínica Móvel Veterinária foi desenvolvida para atuar na prevenção de agravos comuns aos animais e oferece serviços de orientação sobre os cuidados necessários, posse responsável e bem-estar animal, identificação eletrônica (implantação de microchip), cadastramento no sistema Arquimedes I, consulta médico veterinária, ministração de vacina e de medicação (quando necessário).
A programação é definida pela SVDS, por meio do DPBEA, que é o responsável pela operação do ambulatório.
Para ter acesso aos serviços, é necessário residir em Campinas e ser maior de 18 anos.
Documentos obrigatórios: RG, CPF, Comprovante de residência atual, Comprovante de microchipagem do animal, (caso o animal ainda não esteja microchipado, este procedimento é realizado durante o atendimento.
De acordo com o diretor Vagner Belini, as clínicas móveis atendem gratuitamente uma média de 50 a 60 animais todos os dias.