Connect with us

Nossa Cidade

Com adesão de 30 mil pessoas, Virada Esportiva dribla chuva e frio

A Virada Esportiva 2023 vai se firmando cada vez mais no calendário campineiro e se consolida a cada ano com um projeto de grande dimensão e aprovado pela população da cidade. Prova disso, são os números registrados neste ano. Eles mostram que a ideia de incentivar pessoas a melhorar a parte física e mental por meio do esporte está crescendo. Mais de 30 mil pessoas participaram diretamente de sexta-feira até domingo, durante 72 horas, das 146 atividades que transformaram o ritmo esportivo da cidade, mesmo com chuva e queda de temperatura. 

Foram dezenas de eventos competitivos, de recreação e lazer, abrangendo várias faixas etárias como o Cuca Kids, que reuniu mais de 120 crianças e o Futebol de Mesa praticado e assistido, principalmente pela população de 60+. Entre os eventos de competição, o Grande Prêmio de Ciclismo, realizado na Avenida Norte Sul, por exemplo, despertou o interesse de centenas de pessoas.

“Ficamos muito felizes com a grande adesão dos nossos parceiros que, de fato, abraçaram a causa. O projeto administrado pela Prefeitura só alcançou o objetivo porque os clubes e organizações da sociedade civil não pouparam esforços para proporcionar o melhor à população, que respondeu com uma participação bastante efetiva”, avaliou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.

Esporte sem limite

A interação dos campineiros a Virada Esportiva 2023 começou na manhã de sexta-feira, dia 25 de agosto, com uma aula de ginástica nas escadarias do portão 7, do Parque Taquaral. Mais de 50 pessoas da 3ª idade fizeram a aula que teve duração de 40 minutos. Foi o marco inicial do evento, que se estendeu com atividades nas Praças Esportivas, em todas as regiões da cidade de Campinas.

Ainda na sexta-feira, o Vôlei Renata derrotou o Santo André por 3 sets a 0, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de Vôlei Adulto, com o ginásio de esportes do Taquaral totalmente lotado.

Mesmo com um sábado chuvoso e com temperatura baixa, disputas interessantes agitaram as quadras de areia com os Campeonatos Estaduais de Vôlei Praia e de Handebol de Areia. Com muitos inscritos, as disputas se estenderam até a tarde de domingo. O Campeonato Paulista de Patins/Velocidade invadiu a Arautos da Paz, para a alegria dos aficionados.

Apesar do frio, o domingo também reservou eventos com grande adesão das pessoas. O Premium Cup de JJ (Jiu Jitsu) contou com mais de 5 mil pessoas, sendo 980 competidores de todo o estado de São Paulo. Na Canoagem, em evento organizado pelo grupo de Canoagem Capivara, a disputa teve mais de 600 participantes na Lagoa do Taquaral.

O projeto Boxe na Comunidade, idealizado pelo técnico Eliel Bernardino dos Santos da Academia de Boxe Campo Belo, foi montado na Concha Acústica do Taquaral. Centenas de pessoas passaram pelo local e puderam aprender um pouco sobre o esporte e, ao mesmo tempo, acompanhar 19 lutas de boxeadores da Região Metropolitana de Campinas.

“Foi uma experiência incrível. Ringue montado, pessoas acompanhando as lutas da nobre arte e um contato interessante entre os participantes que só um evento deste porte é capaz de provocar. Agradeço a Prefeitura de Campinas, pela estrutura e a oportunidade de valorizar o esporte”, concluiu Eliel.

Sair da versão mobile