Connect with us

Nossa Cidade

Com alto número de propostas de emendas, Executivo adia votação do PIDS

 

A votação em 1ª instância do projeto de lei que cria o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no distrito de Barão Geraldo pela Câmara Municipal que estava marcada para segunda-feira, 9 de dezembro, foi adiada para fevereiro de 2025.

 

A medida é necessária por conta do grande número de propostas de emendas apresentadas, porque não daria tempo de analisar técnica e juridicamente sugestões apresentadas. No total foram apresentadas 46 propostas de emendas. O número de artigos chega a 105. “O curto espaço de tempo também não permitiria dar ampla publicidade e transparência às sugestões. Por isso o Executivo pediu o adiamento da votação”, afirmou a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat. 

 

Foram realizadas duas audiências na Câmara para discussão com a população do projeto de lei que disciplina PIDS, a primeira no dia 26/10 e a segunda no último final de semana, 30/11. Todas as sugestões recebidas serão analisadas pela Prefeitura.

 

Antes do projeto chegar à Câmara, 12 encontros com a população de Barão Geraldo foram realizados para o recebimento de propostas para adequação do PIDS.

 

O projeto de lei em discussão propõe novas regras de zoneamento na área do PIDS, com a redução do número de andares nas construções na área de ampliação do polo, que hoje é de até 12 andares ou 23 metros de altura, para quatro andares.

 

Na área que engloba o Ciatec 2 e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e PUC-Campinas as regras são diferenciadas. Nessa área, definida como Zona de Atividade Econômica, e que será o centro do PIDS e do Hub Internacional, serão permitidas construções de até sete pavimentos, sem limite de altura.

 

O projeto tem, também, enfoque no meio ambiente e áreas de convivência da comunidade. Ele cria o Parque Ambiental Anhumas ao longo do Ribeirão Anhumas e mantém todas as condicionantes ambientais vigentes. Ciclovias, calçadas mais largas e as ruas na zona de centralidade devem ser divididas entre espaços para deslocamentos a pé e de bicicletas e menor incentivo ao uso de carros particulares.

 

O PIDS

 

O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) engloba uma área de 17 milhões de metros quadrados onde estão o polo de alta tecnologia e zona de expansão, as áreas da Unicamp e PUC-Campinas. Área inclui também o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com seus mais de 11 milhões de metros quadrados, compreendendo a Fazenda Argentina.

 

O HIDS tem como foco a integração de práticas sustentáveis, desenvolvimento de tecnologias e inovação, de forma a englobar todas as metas da agenda 2030 da ONU. 

 

Como distrito sustentável modelo o HIDS se propõe a ser uma zona franca de conhecimento, promotora de estudos, pesquisas e aplicações em conjunto com instituições e empresas (nacionais e internacionais), produzindo tecnologias sustentáveis em integração com a comunidade externa.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com