Connect with us

Nossa Cidade

Com dica de profissional, é fácil criar um jardim de aromas e sabores em casa

Qualquer pessoa pode ter o seu próprio jardim dos aromas em casa. Basta usar a criatividade e seguir as dicas de um profissional especializado. Para ajudar a montar um pequeno paraíso perfumado em casa, com ervas para aromatizar delícias na cozinha e plantas para perfumar o espaço, a decoradora de ambientes e paisagista, Érica Pedroso, criou um guia com dicas importantes de qual a melhor forma de ter o seu próprio jardim perfumado.
 
Todas as ervas, como a lavanda, a hortelã, o alecrim e o manjericão, por exemplo, podem ser facilmente encontradas no Mercado de Flores, Pantas Ornamentais e Acessórios no entreposto das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas).
 
"É muito prazeroso ter um jardim perfumado em casa, um relaxante natural! Além de poder usar as ervas para cozinhar e também fazer drinks”, destaca Érica Pedroso. Ela recomenda que é importante atentar para a escolha do local, porque a maioria das ervas requer pelo menos 6h de luz solar direta por dia.
 
A paisagista sugere ainda que, se o espaço for insuficiente ou não receber sol pelo período necessário, ha a alternativa de usar vasos. Erica Pedroso estará no Campinas Decor 2024 expondo as suas inspiração e dicas especializadas.
 
“Ao seguir passos simples, você estará no caminho para ter um jardim perfumado em casa, tornando seu espaço mais agradável e proporcionando um toque de frescor à sua vida diária”, diz a especialista.
 
Veja a seguir as dicas especializadas, com o passo a passo, para o cultivo das ervas aromáticas:
 
Passo 1
Local ideal – Antes de começar, identifique um local ensolarado em sua casa. A maioria das ervas requer pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Se não tiver espaço ao ar livre, vasos e jardineiras também são ótimas opções para cultivar ervas em ambientes internos.
 
Passo 2
Seleção de ervas perfumadas – Dê preferência a ervas com aromas marcantes, como lavanda, hortelã, alecrim e manjericão. Essas não só proporcionarão um deleite olfativo, mas também serão úteis em suas aventuras culinárias e na criação de deliciosos drinks.
 
Passo 3
Escolhendo os vasos certos – Opte por vasos que permitam o escoamento adequado da água para evitar o acúmulo, garantindo assim um solo saudável para suas plantas. Lembrando de escolher vasos com o tamanho adequado para cada erva. Os vasos com no mínimo 15 cm de boca são os ideais! Não se esqueça de verificar se há uma abertura no fundo do vaso.
 
Passo 4
Preparando o solo – Use um substrato de qualidade para ervas, ou prepare o seu próprio combinando terra, areia e matéria orgânica. Certifique-se de que o solo seja bem drenado. Coloque também pedrinhas de argila expandida seguidas de uma manta drenante no fundo do vaso para evitar o apodrecimento das raízes.
 
Passo 5
Cuidado adequado – Mantenha-se atento às necessidades específicas de cada erva em termos de rega e poda. Algumas requerem mais água do que outras, enquanto algumas podem se beneficiar de podas regulares para promover o crescimento saudável.
Sair da versão mobile