Connect with us

Nossa Cidade

Começa formação de guardas municipais para a fiscalização de trânsito

Em mais uma ação intersetorial, a Secretaria de Transportes (Setransp), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, iniciaram, nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, o Curso de Formação de Agentes de Trânsito para guardas municipais, na Academia da GM, na Lagoa do Taquaral. 

A formação, que vai de agosto a dezembro deste ano, totalizando 200 horas/curso, prepara os GMs para atuarem de forma específica na mobilidade no município, exercendo atividades de fiscalização e autuação de trânsito, relacionadas à circulação, estacionamento e paradas. 

Essa capacitação foi viabilizada com a assinatura de um termo de cooperação entre as entidades (Setransp, Emdec e Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública), realizada em 2015. 

O curso de formação de agentes contará com três turmas, de 30 participantes cada uma, nos períodos de 16/08 a 21/09; de 27/09 a 04/11; e 08/11 a 14/12. Os GMs inscritos manifestaram interesse em participar dessa capacitação. 

Os conteúdos desta formação abordam módulos de Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização; Legislação de Trânsito Aplicada; Papel Educador do Agente; Psicologia Aplicada; Ética e Cidadania; Língua Portuguesa; Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

Serão credenciados como agentes, ao final do curso, os guardas que tiverem frequência mínima de 75% e alcançarem aproveitamento de 70% nas avaliações finais de cada módulo. Os responsáveis pelos módulos têm ampla experiência e/ou formação na área e são profissionais da própria Emdec e da Guarda Municipal. 

“Essa parceria com a Secretaria de Segurança Pública fortalecerá as nossas ações de fiscalização e de educação de trânsito, oferecendo mais segurança à população de Campinas, uma vez que a nossa missão é salvar vidas no trânsito”, afirma o secretário de Transportes, Vinicius Riverete. 

O secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, destaca que “incentivar a cooperação entre os agentes municipais reflete na melhoria contínua do atendimento à sociedade, sendo cada vez mais possível uma atuação rápida e eficiente tanto pela Guarda Municipal de Campinas quanto pelos agentes da Emdec”. 

Para o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, é muito importante para a cidade essa formação dos GMs, porque ela permite a ampliação da prestação de serviço de fiscalização para toda a cidade. “A experiência da GM, aliada à da Emdec, coloca  a qualidade da fiscalização num patamar ainda mais elevado; e, com essa capacitação, todo o trabalho de fiscalização da circulação pode ser ampliado no território municipal.” 

Já o diretor da Academia da Guarda Municipal de Campinas, Vanderlei Trabuco, onde a formação está sendo realizada, ressalta que “oferecer a oportunidade e os meios para um aprimoramento das atividades diárias contribui para a realização pessoal e profissional do agente, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”. 

Histórico 

Em 2015, Emdec, Setransp e GM, por meio de cooperação, iniciaram essa capacitação. Naquela ocasião, 90 GMs foram capacitados e tiveram formação que envolveu temas como Mobilidade Urbana, Sistema Nacional de Trânsito, Sinalização Viária, Operação de Trânsito,  Fiscalização de Trânsito e Identificação da Infração, Preenchimento de Auto de Infração de Trânsito (AIT), Desenvolvimento Comportamental. 

Os participantes naquela ocasião foram avaliados e só aqueles com nota mínima na prova final foram credenciados para realizar autuações. 

Em janeiro de 2020, foram feitas mais duas capacitações, a fim de atualizar os guardas municipais que foram formados em 2015 no módulo Talonário Eletrônico, devido à mudança do talão de autuações que antes era em papel e foi transformado em um aplicativo. Foram reciclados 24 GMs. 

Sair da versão mobile