Nossa Cidade
Comissão da Legislação Edilícia toma posse em cerimônia no Salão Vermelho
Os novos membros da Comissão Permanente da Legislação Edilícia (CPLE) de Campinas foram empossados na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro, prefeito Dário Saadi. O ato foi realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal e reuniu representantes de entidades do setor imobiliário, da construção civil e autoridades. Durante o evento, prefeito também assinou decreto definindo Regimento Interno do Conselho Gestor Do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).
A função da comissão é discutir e sugerir o aperfeiçoamento das leis municipais sobre edificações. A CPLE está sendo reativada pela atual administração a pedido de representantes da área imobiliária da cidade. São várias ações: como tornar a redação das leis mais clara e de fácil entendimento; atualizar itens pontuais, melhorar conceitos e definição de termos técnicos; retirar ambiguidades e possíveis subjetividades na interpretação do texto legal; e, até, propor mudanças em legislações de difícil aplicação. A comissão pode também sugerir ações para desburocratizar e agilizar os procedimentos legais.
O prefeito destacou a contribuição que a Comissão poderá oferecer. “A CPLE será muito importante ao trazer o setor para ajudar a modernizar as leis. O setor imobiliário é fundamental, cria empregos, arrecadação de impostos, gera renda para a cidade”, disse Dário Saadi. Ele também relembrou a criação do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) para favorecer a retomada do desenvolvimento de Campinas com ações, inclusive para estimular a construção civil, como isenção do IPTU retroativo para o cadastramento de glebas e criação do Grupo de Análise Multidisciplinar de Loteamentos (GAL), na Seplurb, para agilizar processos.
A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, apresentou as funções da Comissão durante a posse e disse que sua contribuição será fundamental para a celeridade na tramitação das solicitações ao esclarecer dúvidas sobre a legislação, tornando a análise dos processos mais transparentes e ágeis. Ela também agradeceu o empenho da equipe técnica da pasta em aperfeiçoar os trâmites burocráticos para dar mais agilidade ao trabalho, que já tem dado resultados positivos na gestão da Seplurb.
O prefeito Dário Saadi frisou o empenho do vereador Paulo Gaspar, que é arquiteto e representou a Câmara na solenidade, em levar à Administração as demandas do setor e ao lado das entidades pedir a retomada dos trabalhos da Comissão. Também participaram da cerimônia o secretário de Finanças, Aurílio Caiado; a vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), Carina Cury; e o assessor Rafael Ottaviano, representando o secretário de Justiça, Peter Panutto.
CPLE
O mandato dos membros da Comissão Permanente da Legislação Edilícia (CPLE) é de dois anos. A portaria (nº 96323/2021) de nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município do último dia 18 de novembro.
Inicialmente, a presidência ficará com a secretária Carolina Baracat, que informou durante a posse que a primeira reunião do grupo será agendada para o início de janeiro. O grupo revisará e atualizará o estatuto e a forma de eleição da presidência e diretoria e estabelecerá cronograma de trabalho, elegendo os temas prioritários para a análise.
O colegiado é formado pelas secretarias municipais Seplurb, Verde, Infraestrutura, Transportes, Justiça; e a autarquia Sanasa. Representantes de entidades do setor imobiliário, universidades, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Corpo de Bombeiros também participam.
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DA LEGISLAÇÃO EDILÍCIA (CPLE)
Coordenação: Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Titular: Carolina Baracat do Nascimento Lazinho (secretária interina)
Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Titular: Monna Hamssi Taha / Suplente: Erica Moriconi Pacheco
Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Titular: Leandro André Silveira de Arruda Melo / Suplente: Gustavo Fabrício D’Estefano
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Titular: Eduardo Gasparotto Bandeira de Almeida Prado / Suplente: Renato de Camargo Barros
Secretaria Municipal de Transportes
Titular: Camilla Loraine Nogueira Daher Daibes / Suplente: Clair Inácio de Sousa
Secretaria Municipal de Justiça
Titular: Rodrigo Santiago Gomes Araujo / Suplente: Matheus Mitraud Júnior
Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa)
Titular: Edval Guimarães Pedro / Suplente: Sandra Aparecida Rozon
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC)
Titular: Paulo Sérgio Saran / Suplente: Anita Mendes Aleixo Saran
Instituto de Arquitetura do Brasil – Seção Campinas (IAB)
Titular: Alan Silva Cury / Suplente: Ricardo de Andrade Hofer
Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon)
Titular: Márcio Benvenutti / Suplente: Rony Halabi
Associação Regional de Habitação (Habicamp)
Titular: Welton Nahas / Suplente: Silvia Bastos Rittner
Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas (Area)
Titular: João Vicente Jannini / Suplente: Fidelis Asta
Sindicato das Empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais de São Paulo (Secovi)
Titular: Carina Silva Cury / Suplente: Valdemar Gargantini
7º Grupamento de Bombeiros – Corpo de Bombeiros
Titular: 1º Tenente PM – Bruno Baptista Martins / Suplente: 2º Sargento – Willian Fábio Robert
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Titular: André Munhoz de Argollo Ferrão / Suplente: Thomaz Eduardo Teixeira Buttignol
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp)
Titular: Victor de Barros Deantoni / Suplente: Fábio de Almeida Muzetti
Universidade Paulista (Unip)
Titular: Maria Alice Amado G. Venturini
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Titular: Cristiane Mendes de Oliveira / Suplente: Lucas Carvalho Ré