Nossa Cidade
Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar sorteia número dos candidatos
A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu, no Salão Vermelho do Paço Municipal, na noite da quarta-feira, dia 12 de julho, os candidatos à eleição para escolha dos novos conselheiros Tutelares. A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro deste ano, domingo , das 8h as 17h.
O objetivo da reunião de orientação aos candidatos era exposto como se dará o processo eleitoral, que contará, pela primeira vez, com a possibilidade de uso da urna eletrônica. Também foram sorteados os números dos candidatos para o dia da votação que somente poderão ser divulgados no período de campanha com início em 17 de agosto.
“O uso de urnas eletrônicas na escolha dos novos representantes do Conselho Tutelar representa um avanço histórico para Campinas, o que agilizará e aperfeiçoará o processo de contagem de votos. É sempre bom destacar que nossa cidade foi a primeira do Brasil a ter o edital publicado para o processo seletivo dos conselheiros”, destacou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O pleito para eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem 5 representantes e o número de integrantes passará de 25 para 30 na eleição deste ano.
A ampliação de cinco para seis conselhos tutelares acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro Conselho Tutelar atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.
Os membros do Conselho Tutelar têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.