Nossa Cidade
Comitê Intersetorial do PIC se reúne pela primeira vez em 2024
O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) reuniu na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, representantes de secretarias, autarquias e empresas de capital misto para o primeiro encontro de 2024 do Comitê Intersetorial. A reunião foi no Plenarinho do Paço Municipal e integra a 4ª Ciranda Formativa, parceria entre o PIC e a Rede Internacional URBAN95.
O tema central foi "Qualidade, inovação e desafios em serviços para Primeira Infância". "Essa é a única política pública que quebra o ciclo de pobreza. Por isso, é importante fazer essa discussão com todos os setores da Administração Municipal", afirma o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.
A conversa começou com a apresentação de cada um dos representantes. Além de relatar onde atua, cada servidor também explicou a relação com a primeira infância e se possuía filhos nesta faixa etária, de zero a seis anos.
Servidores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Sanasa e das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) também marcaram presença.
"Todos temos relação com a primeira infância. Nossa ideia é que cada um seja um semeador na busca de um olhar para a criança. Se construir em conjunto, fica mais forte e mais potente", reforça Ferrari.
A diretora-presidente do Instituto Opy de Saúde, Heloísa Oliveira, que atua na promoção da saúde e na prevenção de fatores de riscos para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT’s, promoveu uma palestra sobre a importância dos cuidados nos primeiros mil dias de vida.
"A primeira infância começa na saúde, quando a mãe descobre que está grávida. Esse cuidado já precisa começar naquele momento", aponta Heloísa.
Os integrantes do Comitê Intersetorial do PIC vão se reunir em todas as últimas quartas do mês para apontar caminhos no desenvolvimento de políticas públicas para crianças.