Nossa Cidade
Comitê vai ouvir opinião das crianças sobre ações e políticas públicas da Prefeitura
O prefeito Dário Saadi assinou nesta quinta-feira, dia 22 de junho, o decreto que estabelece a criação do Comitê das Crianças, uma iniciativa ligada ao programa Primeira Infância Campineira (PIC). Na solenidade, no gabinete do prefeito, participaram o vice-prefeito, Wanderley de Almeida, e o coordenador do PIC, Thiago Ferrari. Esse comitê tem o objetivo de permitir que a administração municipal incorpore as opiniões das crianças no desenvolvimento de projetos na cidade, funcionando como um canal direto para escutar suas demandas e sugestões para os diversos setores da Prefeitura.
“Nós estamos investindo muito nas crianças, estamos construindo 16 creches com capacidade para cinco mil vagas para zerar a fila de espera. E esse decreto vai além: monta esse comitê que vai ouvir as crianças em todas as políticas públicas”, disse Dário Saadi. Segundo o prefeito, as cidades são feitas para adultos e o comitê quer ouvir as crianças em todas as ações da Prefeitura para adequar a cidade para elas também. “Queremos ouvir as crianças para dar opiniões sobre todos os aspectos, todas as ações da Prefeitura”, disse o prefeito.
Para participar, as crianças devem ter no mínimo quatro anos completos e no máximo 11 anos e 11 meses e deverão estar autorizadas pelo responsável direto. O responsável precisa preencher o formulário, disponível no link https://forms.gle/r6NgASJwX7WmMvc37, até o próximo dia 20 de julho.
O novo órgão faz parte da preparação de Campinas para a adesão do município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças. Inspirado no trabalho do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da rede mundial de cidade das crianças, a composição do comitê é realizada por sorteio todos os anos entre crianças das redes pública e privada de ensino.
Serão sorteados quatro representantes – dois meninos e duas meninas – de cada uma das regiões em que o município é dividido, com os demais inscritos compondo uma lista de suplentes, também determinada por sorteio.
De acordo com o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, este decreto reconhece a criança como sujeito de direitos, parte integral da cidade e cidadão com voz ativa. “O decreto reconhece a criança como um cidadão do presente, não um cidadão do futuro. Nós damos voz para ter esse olhar da criança para a cidade – isso é muito simbólico pois mostramos que Campinas é uma cidade que pensa a criança, respeita a criança e ouve a criança”, disse Ferrari.
O prefeito de Campinas participará do primeiro e último encontro de cada grupo, para dar as boas-vindas e acolher as propostas finais.
Projeto “Cidade das Crianças”
O projeto “Cidade das Crianças” foi iniciado por Tonucci em 1991, em sua cidade natal, Fano, na Itália. Ao promover a participação infantil na concepção e planejamento dos serviços e espaços urbanos, ele gerou um movimento que se estendeu por várias cidades da Itália, Espanha, Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Chile, culminando na criação de uma rede internacional que engloba mais de 200 cidades.