Nossa Cidade
Comitiva de Gifu visita Campinas para conhecer o projeto do HIDS
Uma comitiva da cidade japonesa de Gifu visitou Campinas nesta sexta-feira, 28 de julho, para conhecer o projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). O encontro teve como objetivo firmar parcerias entre os dois municípios. O encontro também foi marcado pela assinatura do Memorando de Entendimento, prorrogando por mais 5 anos o compromisso de ajuda mútua em diversas áreas.
O prefeito Dário Saadi reforçou o desejo de uma parceria com Gifu no HIDS. “Para nós seria uma honra ter a participação de Gifu no desenvolvimento do HIDS. É um projeto muito importante para a cidade, que trará mais desenvolvimento e qualidade de vida para Campinas”, ressaltou.
Eduardo Gurgel, gestor de parcerias do HIDS, apontou, em sua apresentação, os diferenciais e característica do Hub. “Trata-se de uma área onde a integração será total entre os institutos para gerar novas tecnologias que tragam mais qualidade de vida para a população”, comentou.
O prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi, apresentou dados da cidade, ressaltando que seu objetivo é levar inovação e bem-estar para a população. “Estamos caminhando para tornar Gifu uma cidade inteligente e que valoriza a qualidade de vida, especialmente de crianças e idosos”, disse.
Também estiveram presentes Koji Ishii, presidente da Câmara de Gifu; Satoshi Tagawa, diretor de Promoção do Desenvolvimento Atrativo de Gifu; Yuko Kawai, diretora e comissária da Seção para Promoção do Intercâmbio e Relações Internacionais e Tatsuya Ito, diretor da Secretaria de Gabinete do Prefeito.
Sino da Paz
Dando continuidade à agenda, neste sábado, às 10h, haverá a cerimônia do Sino da Paz, no Paço Municipal. Todos os anos, em julho, mês em que os ataques aéreos atingiram Gifu (cidade foi bombardeada pelas forças aliadas no dia 9 de julho de 1945, no final da 2ª Guerra Mundial), é tocado o sino da paz, um símbolo de desejo de um mundo onde as pessoas possam coexistir e prosperar juntas.
Em 1988, Gifu se declarou “cidade da paz” e, desde então, o município compartilha a celebração com 300 cidades do redor do mundo.