Cultura & Lazer
Como encontrar os melhores vinhos para sua comemoração
Reunir as pessoas que você mais gosta, escolher a playlist ideal, preparar a decoração e menu da noite, e principalmente arrasar na escolha dos vinhos. Esse é o combo perfeito para uma bela comemoração, não é mesmo?
Dentre os itens acima, talvez a escolha dos vinhos seja a que mais gera dúvidas. Mas calma. Mesmo que você não seja profissional no assunto, é possível acertar na loja de vinhos e agradar todos os paladares.
Pensando nisso, separamos 3 dicas práticas que podem contribuir para que sua comemoração tenha os melhores elementos:
1. Não se preocupe com a harmonização perfeita
A harmonização entre alimentos e vinhos é um tema que divide opiniões entre especialistas. Apesar da grande quantidade de textos voltados para o tema, alguns dos apreciadores dizem que o livro definitivo sobre a combinação, ainda será escrito.
É necessário um vasto conhecimento sobre os melhores vinhos, além da preparação dos alimentos que eles acompanham.
Como a regra sem exceção ainda não foi definida, algumas dicas mais utilizadas podem auxiliar as pessoas na hora de montar aquela mesa dos sonhos.
Encontrar o equilíbrio, ainda é um desafio para quem estuda a enogastronomia, ciência que cuida da interação entre enologia (estudo de vinhos) e a gastronomia (preparação e elaboração da refeição).
2. Pergunte aos seus convidados
Na hora de preparar a sua comemoração, é válido uma pesquisa sobre quem vai apreciar o cardápio. Nesse caso, não é deselegante perguntar a eles qual a preferência em relação à bebida.
Algumas pessoas amam vinho seco, enquanto outras preferem nuances suaves e doces. Existem também os apreciadores de vinhos rosés e espumantes.
Faça uma pesquisa de campo e selecione os tipos de vinhos que mais combinam com as escolhas de seus convidados.
3. Combine a bebida ao cardápio
Por mais que a ciência da harmonização ainda seja um oceano a ser explorado, algumas características envolvendo combinação entre a bebida e o cardápio podem ser seguidas sem erros.
O vinho, assim como o prato, são muito dinâmicos. Ambos são compostos por vários ingredientes e mesclam diversas maneiras para criar um todo.
Juntos, no paladar, devem causar alguns resultados desejáveis: o alimento deve acentuar as características do vinho; o vinho pode acrescentar novos cheiros e gostos às comidas; a combinação entre eles pode resultar em novos sabores.
Nem sempre é simples realizar essa matemática, mas você pode seguir dicas simples e assertivas. Por exemplo: se as comidas tiverem um sabor intenso, anulam o sabor do vinho. O inverso também acontece, com o vinho alterando o sabor da comida.
Para simplificar, alguns tópicos sobre os vinhos foram levantados:
- Vinhos tânicos reduzem a doçura das comidas e ficam com a sensação de ser menos tânicos e mais macios quando acompanham proteínas e gorduras. Se bebidos com comida salgada, tendem a parecer mais amargos e são mais adstringentes quando acompanham pratos condimentados. No geral, amortecem e enxugam a gordura dos alimentos.
- Já vinhos menos doces e mais frutados, realçam o sabor de pratos salgados e acompanham bem pratos doces.
- Vinhos ácidos ficam menos ácidos junto a pratos salgados ou ligeiramente doces. Tendem a aumentar a salinidade das comidas e equilibrar a oleosidade e gordura dos alimentos.
- Vinhos com alto teor alcoólico, sobrepõem-se aos pratos leves e delicados, mas combinam perfeitamente com alimentos ligeiramente doces e enxugam a suculência dos alimentos.
- Comidas ácidas harmonizam com vinhos macios e costumam neutralizar vinhos de baixa acidez.
- Comidas salgadas combinam melhor com vinhos doces.
- Comidas doces com vinhos doces geralmente dão bons resultados, mas comida amarga com vinho amargo, traz um resultado amargo.
Boa degustação e celebração para você e seus convidados!