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Nossa Cidade

Compartilhamento de veículos otimiza frota na Prefeitura

 

 

A utilização compartilhada de veículos na Prefeitura Municipal de Campinas tem dado resultados positivos. O novo modelo de gestão permite administrar demandas de diversas secretarias em utilização conjunta, daí o nome “pool”.

 

 

De acordo com avaliação da Secretaria de Administração, o uso da frota está sendo otimizado, com carros e motoristas melhor aproveitados. Com a implantação do noso sitema, houve uma redução de cerca de um terço dos veículos e aumento real da média de utilização mensal.

 

 

Com gerenciamento do Departamento de Transportes Interno (Deti), a ferramenta foi implantada a partir de janeiro de 2016. O mesmo veículo pode ser utilizado por várias secretarias, de acordo com agendamento prévio, evitando ficar à disposição, ocioso, enquanto há demandas para serem atendidas. Também permite maior controle dos períodos de uso/descanso e programação de manutenção.

 

 

A mensuração do uso com a nova ferramenta tem mostrado aumento na quantidade de atendimentos realizados, conforme o pool vai ganhando adeptos. De maio a outubro de 2016, foram 484 atendimentos, enquanto no mesmo período deste ano houve um salto para 1.381. Há variações mensais, mas a tendência de sucesso se mantém. Em outubro deste ano foram 220 atendimentos em comparação com as 64 no mesmo mês de 2016; em setembro, 206 neste ano contra 80 no ano passado; em agosto, 107 em 2016 e 208 neste ano.

 

 

A finalidade da gestão da frota pelo sistema de pool é “otimizar os recursos de transporte”, explica o secretário de Administração, Paulo Zanella. É possível manter menos veículos da frota locada, com mais utilização, segundo ele, obtendo mais agilidade, organização, praticidade, economia e segurança na gestão dos veículos. O método tem permitido executar o mesmo serviço com redução de custos.

 

 

Como funciona

 

 

O pool é gerenciado com agendamento prévio das solicitações das secretarias, para saídas a serviço na cidade e viagens. Todo o processo é informatizado. O funcionário preenche um requerimento on-line, disponível no sistema de impressos no site da Prefeitura na Secretaria de Administração, explicando a demanda com datas e previsão de uso do veículo.

 

 

Cada requisição é analisada e programada para os carros e motoristas disponíveis. Um e-mail é disparado para o solicitante para a confirmação do pedido. Também é possível responder a chamadas de urgências, uma vez que demandas aparecem de última hora nas rotinas de trabalho. Nestes casos, são feito remanejamentos e adequações para que todos sejam atendidos.

 

 

Os veículos do pool ficam estacionados no subsolo da Prefeitura, o que dá agilidade para atender as demandas, sem necessidade de deslocamentos dos funcionários.

 

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