Nossa Cidade
Compromisso PMC contra as Arboviroses já soma 400 trabalhadores capacitados como multiplicadores
Campanha lançada pela Prefeitura de Campinas, o Compromisso PMC contra as Arboviroses entra na reta final com cerca de 400 trabalhadores capacitados desde o início da ação, no final de março. A estratégia de engajamento nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que terminará em quatro semanas, atinge todos os equipamentos da Administração Municipal, direta e indireta, contratados e conveniados.
As ações realizadas ao longo das últimas 11 semanas tiveram como objetivo fazer com que os trabalhadores que atuam nos órgãos públicos tornem-se multiplicadores de conhecimento e também atuantes no combate à dengue em suas casas, comunidade e ambiente de trabalho. Foram desenvolvidas 12 atividades diretamente pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses junto com as Vigilâncias de Saúde (Visas) Regionais dos Distritos de Saúde de Campinas, além das ações promovidas semanalmente pelos órgãos envolvidos na Campanha.
A última capacitação foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, para 80 pessoas na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdec), reunindo agentes da mobilidade urbana, trabalhadores terceirizados e reeducandos que atuam em serviços para a autarquia. Além de abordar o que deve ser feito para evitar criadouros também conscientizou sobre as doenças transmitidas pelo mosquito. A ação foi promovida com a participação da equipe da Visa Sul.
Para o coordenador do Comitê de Arboviroses, Sidnei Furtado, também coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, é essencial que todos se unam e se comprometam para mudar o cenário de arboviroses em 2023. Essa necessidade também foi confirmada por Débora Damasco, gerente da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento Institucional da Emdec. “Temos que ser atuantes na luta contra o mosquito”, afirma.
Até o momento, já foram feitas capacitações para profissionais do Paço Municipal e serviços descentralizados das Secretarias de Educação, Assistência, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Cultura, Esportes e Lazer, além de Setec, Ceasa e Sanasa.