Cultura & Lazer
Concerto da Sinfônica para os servidores teve mais de 860 inscrições
O Concerto da Orquestra Sinfônica para servidores, que será no domingo, 23, no Castro Mendes, atraiu muitos servidores. Os primeiros a preencher o formulário serão contemplados com os ingressos; outros 123 estão na lista de espera para casos de desistência.
“Em poucos dias, todas as vagas foram preenchidas e ainda temos servidores aguardando na lista de espera. Estamos muito felizes com esse resultado e esperamos que todos gostem da programação que foi pensada com muito carinho”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
A Pasta está entrando em contato com todos os servidores inscritos para confirmar o interesse e também o número de ingressos solicitados.
“Cada servidor podia pedir até cinco convites, pois neste ano valorizamos a possibilidade de levarem também seus familiares. Estamos confirmando, por e-mail, se esse interesse permanece e, em caso de negativa, esses convites estão sendo direcionados para a lista de espera, sempre seguindo a ordem de inscrição”, explicou diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, Fábio Custódio.
O concerto da Sinfônica para servidores é uma ação das secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Cultura e Turismo.
Concerto
O início do programa se dará sob a batuta do maestro Sangiorgi, com a Abertura da quinta ópera do campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), “Salvator Rosa”. Na sequência, é vez do aclamado pianista Leonardo Hilsdorf interpretar o célebre Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, do compositor romântico norueguês Edvard Grieg (1843-1907). Uma peça brilhante, reflexiva, por vezes dramática e melancólica, revelando cores e movimentos da dança folclórica norueguesa.
Maestro Alessandro Sangiorgi
Nascido em Ferrara, Itália, formou-se em piano pelo Conservatório de Milão e especializou-se em composição e regência. Além de Itália e Brasil, regeu em países como Bélgica, Bulgária, Croácia, Holanda, Israel, Japão, República Checa, Eslováquia, Rússia, Sérvia e Suíça.
Pelos méritos artísticos realizados no Exterior, foi agraciado pelo Presidente da Itália com o título de “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà”.
Iniciou seus trabalhos no Brasil em 1990, no Theatro Municipal de São Paulo, como Maestro Assistente e Maestro Residente, realizando apresentações de óperas, concertos sinfônicos e ballets. A partir de então, trabalhou com diversas Orquestras nos quatro cantos do país, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Goiás.
Atualmente é Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina/OSUEL (Londrina/PR) e Regente Assistente do Theatro Municipal de São Paulo.
Leonardo Hilsdorf
Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como ‘fenomenal’ (Fuldaer Zeitung) e ‘encantadora e magistral’ (L’Indépendant). Por dois anos foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elizabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora. Recebeu o primeiro prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, México e Brasil.
Temporadas passadas incluíram aparições em renomadas casas de concerto e teatros ao redor do mundo, como Holanda, Bélgica, França, Alemanha, e Brasil, incluindo Sala São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles. Já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal de Wallonie (Bélgica), Sinfônica de Yucatán (México) e, no Brasil, junto à OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.
Leonardo é regularmente convidado a participar de festivais e masterclasses ao redor do mundo, e em 2014 foi entrevistado pela renomada revista francesa Pianiste, que também lançou um álbum com seu recital ao vivo na Salle Cortot de Paris, e em 2016 foi eleito o Jovem Talento do ano pela Revista Concerto.
Bacharel em Piano pela USP, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston. Além de um diploma de Concertista outorgado pela École Normale de Paris, Leonardo concluiu em 2018 um segundo mestrado em performance na escola de música de Colônia, Alemanha. Atualmente reside em Lisboa onde, paralelamente à sua atividade artística e pedagógica, desenvolve uma tese de doutorado em Estudos da Cultura conjuntamente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Copenhague.