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Nossa Cidade

Concessão do transporte público será discutida em série de audiências

O futuro do transporte público coletivo de Campinas será discutido com a população em uma série de 11 encontros regionais. No dia 28 de abril, a Administração municipal dá início ao cronograma de audiências públicas para debater as bases do novo processo licitatório para a concessão do transporte público coletivo. 

A abertura do ciclo de audiências ocorre na região central, no período das 18h às 20h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, que fica na Avenida Anchieta, nº 200. Para garantir a abrangência do debate, outras dez audiências públicas serão realizadas nas regiões de Sousas, Vila Industrial, Vida Nova, Ouro Verde, Cidade Singer / Campo Belo, Campo Grande, Amarais, Barão Geraldo e Padre Anchieta, nos horários das 10h às 12h ou das 18h às 20h.  

Coordenados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp), os eventos serão abertos para toda a população, conselhos municipais, associações de classe e entidades públicas e privadas do município. Os participantes poderão submeter perguntas, que serão lidas e respondidas ao final dos encontros.  

A modelagem atual do novo processo licitatório será apresentada à sociedade pela Emdec e Setransp; e por representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que realiza a revisão e adequação do termo de referência e edital da nova licitação. Os participantes poderão conhecer as premissas da licitação e as propostas das modelagens operacional, institucional e econômico-financeira. 

Para fomentar a participação popular nas audiências, a Emdec prepara ações de divulgação nos terminais urbanos, redes sociais e junto às lideranças comunitárias. O hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte) recebe atualizações contínuas sobre o processo e disponibilizará formulário eletrônico para receber dúvidas e sugestões da população.  

Confira o cronograma das audiências públicas: 

28/04 – 18h às 20h – Centro | Salão Vermelho – Paço Municipal (Av. Anchieta, 200) 

29/04 – 18h às 20h – Sousas | Salão Paroquial Igreja Santana (R. Siqueira Campos, 90) 

30/04 – 10h às 12h – Vila Industrial | Inspeção Veicular – Emdec (R. Dr. Salles de Oliveira, 1380) 

02/05 – 10h às 12h – Vida Nova | CIC ESPRO (R. Odete Teresinha Santuci Otaviano, 92) 

02/05 – 18h às 20h – Ouro Verde | Faculdade Anhanguera (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160)     

03/05 – 18h às 20h – Cidade Singer / Campo Belo | Igreja Missionária Água da Vida (R. Davi Alves de Barros, s/nº)         

04/05 – 10h às 12h – Campo Grande | Ginásio do Parque Floresta (R. Alzira Arten, s/nº) 

04/05 – 18h às 20h – Campo Grande | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolém, 171)            

05/05 – 18h às 20h – Amarais | SEST-SENAT (Av. Com. Aladino Selmi, 1395)    

06/05 – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226) 

07/05 – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº) 

A primeira oportunidade de participação popular na revisão do processo de concessão do transporte ocorreu no dia 22 de novembro de 2021, quando foi realizada uma sessão pública, que apresentou os principais aspectos do tema. Durante 30 dias, a população pôde enviar sugestões, por meio de formulário eletrônico, para a construção colaborativa do processo.  

Aspectos da concessão 

Entre as premissas da nova concessão estão a redução de custos diante da alta no preço dos combustíveis no setor de transporte; o incentivo à adoção de frota limpa e ambientalmente sustentável; e a racionalização das linhas para adequação ao plano viário da cidade.  

A licitação busca adequar o sistema aos desafios do século XXI, tais como a queda da demanda de passageiros pós-pandemia; a concorrência de modais, como o transporte por aplicativos; e a adoção do teletrabalho por diversas empresas. Atende ainda aos apontamentos feitos pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação ao edital anterior. 

Outros pontos considerados no atual processo são o equilíbrio econômico, social e ambiental do sistema; e a operação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). Além da atuação da Fipe, também contribui para a construção do futuro transporte público campineiro o WRI Brasil (World Resources Institute).

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