Connect with us

Nossa Cidade

Concurso Pérola Negra destaca contribuições femininas em Campinas

A Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas realizam, às 11h30 deste sábado, dia 7, a premiação do Concurso Pérola Negra na Estação Cultura. 

O evento contará com uma praça de alimentação que terá a presença do Chef Marcelo Reis (do Projeto Saberes e Sabores) e seu famoso Acarajé. Haverá também no local a Feira de Mulheres Empreendedoras.

“O Concurso Rainha Pérola Negra destaca o valor da mulher negra e a contribuição delas para uma Campinas mais justa, sustentável e próspera”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O Concurso Rainha Pérola Negra foi criado com o propósito de valorizar mulheres negras que se destacam em prol do desenvolvimento e promoção da Igualdade Racial. A finalidade do concurso é incentivá-las a assumirem seus papéis na sociedade, vencendo as barreiras do racismo, do machismo e da falta de oportunidades. 

O concurso deste ano faz uma homenagem especial à jogadora de basquete da Seleção Brasileira e incansável lutadora pela promoção da igualdade racial, Geisa Oliveira, falecida em 2021.

Sete mulheres do município vão ser homenageadas nas categorias “Cultura”, “Educação pela promoção da igualdade racial”, “Profissional de destaque”, “Trajetórias de luta e garantia de direitos”, “Desenvolvimento comunitário”, “Revelação” e “Afirmação da identidade”. 

As premiadas são:

Cultura  – Pâmela Oliveira Leite

Educação pela promoção da igualdade racial – Francis Roberta de Jesus

Profissional de destaque – Adriana do Carmo de jesus

Trajetórias de luta e garantia de direitos – Célia Zenaide da Silva

Desenvolvimento comunitário – Maria de Fátima dos Santos

Revelação –  Daise Campos

Afirmação da identidade – Tayná Victória de Lima Mesquita

O Concurso Rainha Pérola Negra é uma realização da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 8.175/1994 e o concurso é regulamentado pelo Decreto 20.268/2019.

Geisa Oliveira

Geisa Oliveira nasceu em São Paulo em agosto de 1979. Começou a jogar basquete aos 12 anos, no Clube de Regatas Tietê. Mudou-se para Campinas, onde jogou pelos times da Ponte Preta e da Microcamp. Foi  duas vezes campeã Brasileira com o time de Americana (SP). Jogou também com o Vasco (RJ) e com o time de Ourinhos (SP), sendo uma vez campeã com cada um. Foi pivô do time da Seleção Brasileira de Basquete, depois mudou-se para a Europa, onde jogou na Itália, Espanha e Hungria. De volta ao Brasil, disputou a Liga de Basquete Feminino (LBF) por São José dos Campos (SP) e atuou como representante oficial da liga em jogos nas cidades de Campinas, Itu e Sorocaba.

Em Campinas, nos últimos anos, participou da luta pela igualdade racial como membro do Conselho de desenvolvimento e participação da comunidade negra de Campinas. Foi uma das fundadoras da Liga de Basquete de Rua, projeto social desenvolvido na Vila IAPI, criado para dar melhores oportunidades de futuro a crianças das comunidades carentes através do esporte. Faleceu em 2021, em Campinas, por problemas cardíacos.

Confira a programação

9h: Feira Mulheres empreendedoras

10h: Música com DJ Ella di Vuono

11h: Apresentação Grupo de Capoeira Feminina

11h30: Desfile e Premiação da Pérola Negra

13h30: Apresentação da cantora Ilcéi Mirian

15h: Apresentação de Dança do Ventre

17h: Término das atividades

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com