Nossa Cidade
Concurso Rainha Pérola Negra 2024 está com inscrições abertas
A Prefeitura de Campinas publicou nesta sexta-feira, 5 de abril, no Diário Oficial, o edital de abertura do processo de inscrição para o Concurso Rainha Pérola Negra 2024. O evento tem como objetivo primordial reconhecer e exaltar as contribuições das mulheres negras à comunidade campineira em diversas áreas, incluindo cultura, educação para promoção da igualdade racial, trajetórias de luta por direitos, entre outras.
“O Concurso é mais do que um evento de premiação. Ele é uma afirmação de identidade, um chamado ao reconhecimento, à igualdade e ao empoderamento feminino. Ao celebrar as mulheres negras e suas contribuições em diferentes esferas da vida campineira, o concurso se estabelece como um marco cultural e social”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O concurso se destina a candidatas que atendam a critérios específicos, como ter mais de 18 anos, ter nacionalidade brasileira, ser de etnia negra, residir no município de Campinas e ter um breve currículo que demonstre atuação significativa na categoria escolhida. O edital pode ser conferido em https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/1218291034660410346612182905.pdf#page=3.
As indicações para as candidaturas ao título de “Rainha Pérola Negra” podem ser feitas entre os dias 5 e 22 de abril, presencialmente na Cepir (Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial), localizada na avenida Dr. Campos Salles, 427, Centro de Campinas, ou por meio do endereço eletrônico cepir@campinas.sp.gov.br. É necessário anexar, junto à indicação, documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos, além de um breve currículo da indicada.
As candidaturas serão submetidas à análise e seleção pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas, que adotará critérios de avaliação específicos por categoria, a serem definidos e aprovados por seus membros.
Os nomes das selecionadas em cada categoria serão divulgados no Diário Oficial do no dia 6 de maio, e a cerimônia de diplomação ocorrerá em um evento cultural dedicado aos 250 anos de Campinas, rememorando os bailes que originaram o concurso, organizado por Laudelina de Campos Melo em 4 de maio de 1957.
Questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão do Concurso Pérola Negra 2024, composta pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e duas pessoas designadas pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas.