Nossa Cidade
Condutores socorristas do Samu concluem curso de direção defensiva e preventiva
Condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, certificados de conclusão do curso de direção defensiva e preventiva, organizado pela Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e realizado por instrutores da Academia da Guarda Municipal de Campinas.
O curso, com aulas teóricas e práticas, visou reciclar e aprimorar os conhecimentos das equipes para conduzir com segurança e minimizar riscos de acidentes. Esses profissionais são responsáveis por transportar a equipe de socorro e os pacientes o mais rápido possível, com agilidade e responsabilidade. O curso teve participação de 78 condutores.
O supervisor do Samu, Gustavo da Silveira Trindade, disse que essa foi a primeira parceria do Samu com a GM e que novos trabalhos para a reciclagem dos conhecimentos e o aprimoramento das equipes serão realizados.
O diretor da Academia da GM, Fagner Alexandre Pompiani, disse que é importante que cada integrante da equipe seja um líder para poder fazer a diferença. “Além da missão primária de condução, também são socorristas e com isso cada vez mais haverá melhor serviço prestado às pessoas”, afirmou.
Oito equipes foram treinadas em atividades na Academia da GM, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, e no bairro do Fogueteiro.
No Parque Ecológico, os condutores percorreram um circuito sinalizado com cones para treino de direção com velocidade e habilidade de desvio de barreiras. No bairro do Fogueteiro, um sítio, treinaram ré, frenagem e direção em terreno de baixa aderência (no caso, caminho de terra).