Connect with us

Nossa Cidade

Conferência de Assistência Social debate políticas públicas para Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, abriu nesta quinta-feira, dia 12, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Participaram do evento a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a vereadora Débora Palermo, representando a Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Izabel Cristina Santos de Almeida, Carlos Nambu, representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e representantes do Conselho Municipal.

Segundo o prefeito Dário Saadi, a conferência é um momento importante para discutir avanços para a melhoria das condições de vida da população. “Eu desejo a todos que vão participar uma excelente conferência e que esse encontro possa apontar caminhos para fortalecer o Suas (Sistema Único de Assistência Social). É um compromisso de nosso governo avançar na assistência social”, destacou.

Para Vandecleya Moro, a 14ª Conferência é uma oportunidade para reforçar as políticas públicas municipais por meio de parcerias. “É fundamental reunir governo e sociedade para construirmos juntos novos avanços. Da última conferência para esta, tivemos conquistas como a implantação do Cras Laudelina, criamos o serviço volante da Assistência Social, na região Norte, estamos progredindo na criação do centro dia para os idosos entre tantas outras melhorias”, afirmou.

Izabel Cristina Santos de Almeida destacou os atributos legais do Conselho e apontou as prerrogativas do Sistema Único de Assistência Social na gestão municipal. Ela afirmou ainda que o conselho está aberto a debater ações e iniciativas da administração pública em prol da sociedade civil.

O evento contou ainda com as palavras da vereadora Débora Palermo, de Carlos Nambu e de representantes do conselho, que destacaram a importância da conferência para a construção do Suas no município.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social nesta quinta, dia 12, e na sexta-feira, 13, das 9h às 18h. O evento, que é transmitido no Youtube Fundação Feac (https://www.youtube.com/channel/UC8sE0dA4Um7Xp2-NYLBqU1A)  tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas e da Fundação Feac. Debate políticas públicas para o setor.

O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão colegiado do sistema descentralizado e participativo de assistência social no município (Suas), com caráter deliberativo, permanente, normativo, fiscalizador e consultivo.

O Conselho Municipal de Assistência Social é composto por 18 conselheiros titulares e 18 conselheiros suplentes, com mandato de três anos, nomeados pelo prefeito e vinculado estruturalmente à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. Metade dos conselheiros representa o poder público e a outra metade a sociedade civil, entidades e organizações, usuários e trabalhadores da assistência social.

Sair da versão mobile