Connect with us

Nossa Cidade

Conferência destaca o direito à alimentação como base da cidadania

A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) destacou, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de agosto, o direito à alimentação como um princípio básico da cidadania. Aberto a representantes da sociedade civil e do poder público, o evento, que ocorre no Campus Swift da Unip, tem o apoio da Prefeitura e organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas. O evento terminará na quinta-feira, dia 3.

“O Brasil, como todos sabemos, é um país que sofre com a fome, mesmo sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Aqui em Campinas nosso compromisso é auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade para garantir a segurança alimentar de todos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O evento contou com a participação do professor José Graziano da Silva, que foi diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de 2012 a 2019, e também foi ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome do Brasil, entre 2003 a 2004.

O professor destacou em sua apresentação que o aumento da fome no Brasil é um problema complexo que requer uma abordagem multifacetada. Ele também afirmou que a pandemia de covid-19, a crise econômica e as mudanças climáticas contribuíram para o aumento da fome. “É possível acabar com a fome, mas será necessário um esforço coletivo do governo e da sociedade civil”, destacou Graziano.

A Conferência foi elaborada a partir de três eixos de discussão: “Equipamentos e Infraestrutura”; “Consumo e Saúde”; e “Produção Agrícola Rural e Urbana”. O debate reúne pessoas envolvidas com o assunto, como usuários e profissionais que fazem parte de organizações da sociedade civil e de outras instituições que tenham atuação com a política de agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, produtores rurais, agricultores familiares, membros de universidades, conselheiros municipais e representantes do poder público.

O encontro municipal é preparatório para as etapas Regional e Estadual, haverá escolha de delegados para participação na fase regional que será realizada na Unicamp, no dia 18 de agosto.

Sair da versão mobile