Connect with us

Nossa Cidade

Conferência destaca papel do educador ambiental frente às mudanças climáticas

Com foco no debate sobre o papel do educador ambiental frente às mudanças climáticas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) encerra nesta sexta-feira, 20 de outubro, a II Conferência Municipal de Educação Ambiental. O evento, que teve início ontem, ocorre no Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria a Educação Especial Inclusiva (CEMAPA), no Guanabara, e conta com a participação de gestores, políticos, representantes do movimento civil e de coletivos ambientais.

A Conferência tem como objetivo discutir pautas que subsidiarão o Plano Local de Ação Climática (PLAC), além de fortalecer a rede de educação ambiental na cidade e ampliar as políticas públicas voltadas ao tema.

Dois eixos temáticos pautam as discussões: “As mudanças climáticas e suas consequências – o dia a dia das pessoas e comunidades com foco nos potenciais e nas vulnerabilidades socioambientais de Campinas” e “O protagonismo Social e a Cidadania – O papel de cada um de nós e dos Coletivos Ambientais: A atuação e a importância da educação socioambiental no município”.

Circuito Educador Ambiental

Uma das mesas de destaque da Conferência foi o Circuito Educador Ambiental. Este fórum existe desde 2017 em Campinas e atua na formação de novos educadores ambientais, capacitando professores e alunos. Segundo a SVDS, a iniciativa já contou com a presença de mais de 35 mil estudantes das redes pública e privada desde o início do projeto. Também teve uma média de 80 mil visitantes em 2022 nos cinco Centros de Educação Ambiental. Nos próximos dois anos, a meta é criar mais dois Centros de Educação Ambiental, um na Unicamp e outro na avenida John Boyd Dunlop, que já estão em construção.

O secretário da SVDS, Rogério Menezes, destacou a importância da educação ambiental na luta contra as mudanças climáticas intensas. “A gente precisa entender esse contexto de mudança, entender essa nova realidade para implementar políticas públicas. E a educação ambiental é um caminho essencial para que a gente alcance essa maior sensibilização da nossa sociedade.”

Sair da versão mobile