Nossa Cidade
Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência destaca importância da inclusão
A importância do aprofundamento das políticas públicas de inclusão deu o tom na abertura da XIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie na tarde desta sexta-feira, 20 de outubro. O evento prossegue amanhã, das 8h às 18h, no mesmo local.
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, representou o prefeito Dário Saadi na solenidade de abertura. Ela destacou o compromisso da Administração Municipal na promoção de direitos das pessoas com deficiência. Abordou a duplicação do número de intérpretes da Central de Libras de três para seis pessoas, a ampliação do serviço de residência inclusiva, a ampliação dos parques inclusivos em Campinas e a criação do centro dia voltado para pessoas autistas, o Teacolhe, que está em fase de implementação.
O tema deste ano é o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. Nesta sexta-feira o encontro prosseguiu com a leitura e aprovação do regimento da conferência.
Foram definidos cinco eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
No sábado haverá pela manhã a discussão dos eixos temáticos; à tarde haverá a apresentação das propostas e a eleição dos conselheiros para a gestão de 2024 a 2025, além da escolha dos delegados que irão à Conferência Estadual.