Nossa Cidade
Conferência Nacional das Cidades segue com debates na Estação Cultura
A Conferência Nacional das Cidades prossegue com sua programação neste sábado, 8 de junho, até às 18h na Estação Cultura. O objetivo do encontro é promover a participação da população de Campinas na apresentação de sugestões, discussões e aprovação de propostas para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A etapa municipal de Campinas segue o tema da 6ª Conferência Nacional das Cidades “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Após essa fase local, será realizada a conferência estadual prevista para ocorrer ainda em 2024. O processo será finalizado na conferência nacional no próximo ano.
As discussões deste sábado vão tratar de temas relacionados a três eixos principais: 1. Articulação e planejamento das políticas públicas; 2. Gestão estratégica e financiamento; 3. Grandes temas transversais. No 1º, entram as políticas de habitação, de saneamento básico e de mobilidade urbana. No 2º, estão gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas, controle social (gestão democrática das cidades), sistema nacional de desenvolvimento urbano e financiamento da PNDU. No 3º eixo, os temas são sustentabilidade ambiental e as emergências climáticas, a transformação digital e a segurança pública.
A abertura da conferência foi realizada nesta sexta-feira, 7 de junho, no Instituto Agronômico de Campinas, com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e de secretários municipais que acompanharam a apresentação de projetos para a Região Metropolitana de Campinas, com destaque para a habitação, feita pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado, José Pólice Neto.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, Marcelo Coluccini, que organiza a conferência com o Conselho da Cidade (Concidade) faz uma avaliação positiva destes dois dias de evento e reforça o papel da comunidade na conferência “nestes dois tivemos uma participação muitos boa da população, muito bem representada por diversos setores e, principalmente pela qualidade dos debates. Vamos colher frutos importantes para levar para a conferência estadual”, afirmou.
As atividades deste sábado serão encerradas com a eleição de 60 delegados do município na fase estadual e que poderão representar São Paulo no evento nacional que definirá a PNDU para os próximos anos, instrumento que orienta os projetos e os recursos para as cidades e estados pelo Governo Federal.