Nossa Cidade
Conferência Regional de Juventude debate políticas públicas em Campinas
A 4ª Conferência Regional de Juventude da Macrorregião de Campinas, realizada no último sábado, 30 de setembro, proporcionou um importante espaço de diálogo e elaboração de propostas para a juventude da região. O encontro, realizado no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação expressiva de mais de 200 jovens representando 80 diferentes agremiações, coletivos e organizações.
“A Conferência cumpriu com sucesso seu objetivo de ser um espaço inclusivo para que a voz da juventude fosse ouvida, fomentando a participação ativa dos jovens na elaboração de políticas públicas que impactam diretamente suas vidas e comunidades”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.
Jovens de diversas cidades, como Hortolândia, Campinas, Sumaré, Monte Mor, Mogi Guaçu, Vinhedo, Paulínia, Elias Fausto e Limeira, tiveram a oportunidade de expressar suas preocupações, anseios e expectativas, contribuindo para a construção e atualização da agenda política voltada à juventude. As discussões resultaram na aprovação de 36 propostas de políticas públicas, que agora serão encaminhadas ao Governo do Estado de São Paulo e à Assembleia Legislativa (Alesp).
O evento foi marcado pela presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que enfatizou o compromisso do executivo municipal com a qualificação dos jovens através do Ceprocamp, que tem ampliado suas unidades em Campinas.
As propostas aprovadas abrangem diversas áreas de interesse da juventude e refletem as prioridades e necessidades deste segmento da população na Macrorregião de Campinas. Além das propostas, a conferência também elegeu 114 delegados que representarão a região na Etapa Estadual, prevista para ocorrer nos dias 27 e 28 de outubro na cidade de Olímpia. A expectativa é que as propostas aprovadas e as deliberações tomadas durante o evento conduzam a avanços significativos nas políticas de juventude na região e no estado de São Paulo.
A programação da conferência foi enriquecida com atrações culturais, incluindo uma apresentação do projeto de Hip Hop do Grupo Primavera e uma performance de Slam das alunas do Colégio Culto à Ciência.