Nossa Cidade
Conferência Regional de Juventude define eixos de discussão de políticas públicas
A 4ª Conferência Regional de Juventude foi definida em oito eixos de discussão de políticas públicas. Na conferência, jovens de toda a Macrorregião de Campinas terão a oportunidade de terem suas vozes ouvidas. Será um espaço de deliberação das diretrizes e prioridades das políticas públicas de juventude. O evento acontecerá no dia 30 de setembro, das 8h às 18h, no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Rua Antônio Nunes dos Santos, nº 121, Jardim do Vovô). As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5_hCqCFAzFle9qSpwpXa9i4HPCpANYhsf5oSkPtJ2_KAnRw/viewform.
O primeiro eixo enfatiza o Direito à Cidadania, à Participação Social e Política, e à Representação Juvenil, assim como o estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Já o segundo eixo é dedicado ao Direito à Educação. O terceiro ressalta a importância do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda. O quarto eixo engloba o Direito à Diversidade e à Igualdade, e também ao Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão. O quinto eixo aborda o Direito à Saúde, enquanto o sexto destaca o Direito à Cultura, ao Desporto e ao Lazer. O sétimo eixo enfoca o Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, bem como o Direito ao Território e à Mobilidade. Por fim, o oitavo eixo ressalta o Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça. Estes eixos foram agrupados visando um melhor aproveitamento e adequação à realidade da conferência.
“Os oito eixos da Conferência Regional da Macrorregião de Campinas são importantes para a promoção dos direitos da juventude. Os debates e propostas que surgirem poderão contribuir para a melhoria das condições de vida dos jovens na região”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A 4ª Conferência Regional de Juventude visa promover a participação dos jovens na construção de políticas públicas para a juventude, bem como fortalecer o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). Um hotsite foi criado exclusivamente para o evento: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conferenciajuventude2023.
A conferência regional é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em dezembro deste ano, em Brasília. A conferência regional é um momento de mobilização, conscientização e formação dos jovens, que podem conhecer as experiências e as iniciativas de outros territórios, trocar ideias e construir redes de articulação e cooperação. A conferência regional é, portanto, um instrumento de democracia participativa e de fortalecimento da cidadania juvenil.