Nossa Cidade
Congresso em Campinas reúne médicos e autoridades para discutir fila para próteses no Brasil
Campinas sedia nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de outubro, o 6º Congresso da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET), reunindo médicos, autoridades públicas e representantes da sociedade civil de todo o país. O evento apresenta a situação da fila da próteses no Brasil, debate soluções e propõe formar um grupo permanente para a discussão do tema, com foco em medicina inclusiva.
O médico e presidente da SBRET, Renato Luiz Bevilacqua de Castro, fez um panorama sobre fatores que repercutem na alta da fila, como falta de recursos financeiros, burocracia e ausência de articulação entre os setores envolvidos. Além disso, indicou sugestões que poderiam ser aplicadas, entre elas, organização e triagem para as filas, e serviços de baixo custo que substituam ou atrasem indicação de prótese.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, tomou parte da mesa de discussões do Congresso.
A Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET) é uma associação científica que congrega profissionais da área de saúde e outros interessados na pesquisa, no estudo e na terapêutica da Regeneração Tecidual e em estudos relacionados com Imunologia.