Connect with us

Nossa Cidade

Conheça a história de Eliane Jocelaine, a 1ª mulher negra a ocupar um cargo de alto escalão da Prefeitura

Eliane Jocelaine Pereira tem 43 anos, é mãe, advogada, autora, palestrante e líder executiva em Desenvolvimento para a Primeira Infância pelo NCPI/Harvard. Primeira mulher negra a ocupar um cargo de alto escalão na Prefeitura de Campinas, Eliane Jocelaine é conhecida por seu espírito inovador, resiliência e seriedade na condução da Secretária Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. 

“É extremamente representativo ter uma mulher negra num espaço de decisão. Mas isso traz uma grande responsabilidade porque cria uma grande expectativa sobre o trabalho a ser realizado”, afirma Eliane Jocelaine. 

De fato é muito representativo para a população negra porque materializa a possibilidade de que outras pessoas pretas e pardas também possam ocupar espaços de liderança e decisão. Mas para isso um longo caminho foi trilhado.  

Eliane nasceu nos anos 1980, antes de políticas afirmativas, de discussão sobre direitos humanos de uma forma mais robusta e de movimentos mais concretos na linha de construção de políticas públicas voltadas para a população negra. Sua trajetória, partindo de uma comunidade de origem periférica teve muita dificuldade, mas um detalhe crucial contribuiu para que o futuro da menina Eliane Jocelaine fosse diferente. Seus pais fizeram curso técnico, algo incomum para a época, e a educação formal contribuiu para que incentivassem a filha a também  valorizar os estudos. 

“Minha mãe sempre falava: ‘estuda porque é a única forma de você se destacar’. Esse estímulo e essa prioridade para a minha educação foram fundamentais”, enfatiza Eliane Jocelaine. 

Assim a jovem  prestou concurso público, cursou a  universidade e foi galgando espaços no ambiente da Prefeitura. Sua competência abriu portas para que ela chegasse ao cargo de secretária municipal. 

Como gestora, Eliane Jocelaine esteve à frente de três pastas nos últimos seis anos. Assumiu o cargo de secretária municipal de Pessoa com Deficiência e Cidadania; na sequência assumiu a pasta de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e, atualmente, está à frente da secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. 

Sem dúvidas constrói seu legado na Administração Pública com um trabalho sério e competente. A firmeza e comprometimento com o serviço público não a impedem, porém, de dedicar o mesmo sorriso sincero a todos que cruzam seu caminho, dos jovens aprendizes às autoridades governamentais. 

Sair da versão mobile