Cultura & Lazer
Conheça a programação do MIS para o primeiro fim de semana de novembro
Único cineclube em atividade no centro de Campinas, o Museu da Imagem e do Som (MIS) divulga a programação dos filmes que serão exibidos neste final de semana já a partir das 15h desta sexta-feira (4).
São, ao todo, seis películas selecionadas que podem ser vistas gratuitamente nos espaços Sala de Exibição e Sala Glauber Rocha.
Com curadorias variadas, as sessões de cinema são seguidas de debates sobre as produções. Entre as discussões deste ciclo estão “O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo”, “Cinema e Literatura” e “Cinema da Casa”.
Crianças também são bem-vindas ao circuito de filmes alternativos e de arte do MIS e podem ver, no domingo (6), a produção de classificação livre “Raya e o último dragão”, de Carlos López Estrada e Don Hall, com curadoria de Ricardo Pereira e Claudia Bortolato.
MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) é um museu público focado em difundir e preservar o acervo da memória audiovisual da cidade de Campinas.
A fundação abrange setores de áudio e vídeo, além de fotografia, música, equipamentos e educação patrimonial. Frequentemente ocorrem cursos gratuitos, palestras, exposições e ciclos gratuitos de cinema, atuando como um importante e democratizado ponto cultural e educativo da cidade.
O museu está localizado no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, Centro.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 4/11
EL COCHECITO (1960) – 15h – livre
Direção de Marco Ferreri
Espanha, PB, 85 min., legendado.
Curadoria de Claudia Bortolato
Estudos sobre a História do cinema – Ciclo anos 1960: O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo
Comédia espanhola baseada em Pobre, paralítico y muerto (1960), de Rafael Azcona. O protagonista – Don Anselmo Proharán (José Isbert) – é um idoso determinado a adquirir um carrinho motorizado de inválido, igual aos que os amigos de mesma idade têm, porém não conta com o apoio de sua família, o que o mobiliza comicamente para realizar seu desejo incontrolável, pensa até em vender as joias da família e em envenenar a todos. Uma comédia de aventura, que envolve inclusive a Guarda Civil.
DESEJO E REPARAÇÃO (2007) – 19h30 – 16 anos
Direção de Joe Wright
Reino Unido, Colorido, 123 min, legendado.
Curadoria de Ricardo Pereira
Cinema & Literatura
No dia mais quente do verão inglês de 1935, Briony Tallis (Saoirse Ronan), uma adolescente de treze anos de imaginação intrigante, tira conclusões precipitadas ao ver juntos a irmã mais velha Cecília (Keira Knightley) e o filho da governanta da casa Robbie Turner (James McAvoy). Enciumada pela atenção que o jovem dá à irmã, mas sem compreender seus próprios desejos, Briony toma uma decisão que mudará para sempre o rumo dessas três vidas. Baseado no romance “Reparação” de Ian McEwan.
Sábado, 05/11
GUERRA DOS MUNDOS (2005) – 16h30 – 12 anos.
Direção de Steven Spielberg
EUA, Colorido, 116 min., dublado.
Curadoria de Carolina Idelfonço
Cine Voyager
Ray Ferrier é um estivador divorciado, afastado de seus filhos, que vivem com a mãe. Quando sua ex-esposa deixa as crianças para ele cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão conduzindo tripods e destruindo tudo que encontram pelo caminho. Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar a sua ex-esposa. Durante o trajeto, enfrenta várias adversidades e ataques.
ÀS TRÊS (2021) – 18h30 – 14 anos
Direção: Isabela Cersosimo
Brasil, colorido, 48min., original em Português
Cinema da Casa
Debatedor: Dra. Carolina Lopes – médica oncologista clínica é pós graduanda em Psicologia Analítica e trabalha atendendo pacientes oncológicos no Hospital Municipal de Paulínia e no Hospital das Clínicas da Unicamp. Sobre o debate: Carolina acredita que o câncer é oportunidade de aprendizado e vê na arte instrumento de transformação. As Três é o ensejo para discutirmos o processo do adoecimento de câncer e as repercussões na vida dos pacientes e familiares.
Sinopse: Após receber o diagnóstico de um câncer altamente agressivo, Ana Clara se depara com questionamentos que vão muito além da doença. Ela precisa enfrentar, não só, as adversidades do tratamento, mas principalmente a descoberta de quem ela é, quem se tornou ao longo da vida. As reflexões inevitáveis diante de tal realidade levam nossa protagonista a entrar e experimentar vidas que ela não pôde viver.
O FUNERAL DAS ROSAS (1969) – 19h30 – 14 anos.
Direção: Toshio Matsumoto.
Japão, PB, 105 min., legendado.
Curadoria de Hamilton Rosa Jr.
Pérolas Perdidas
O Funeral das Rosas é um dos mais subversivos filmes da nouvelle vague japonesa e também é lembrado como o filme que inspirou Kubrick na estética de Laranja Mecânica. A trama, que se passa na swinging Tokyo dos anos 1960, é claramente influenciada pela cultura pop ocidental. Além disso, o recorte da estória destaca o universo LGBT, tendo como protagonista o transexual Eddie e suas aventuras na noite suburbana. O contexto inclui, ainda, a efervescência da época, com muito uso de drogas, sexo liberal, manifestações nas ruas e festas psicodélicas.
Domingo, 6/11
RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO (2021) – 16h – livre.
Direção de Carlos López Estrada e Don Hall
EUA, Colorido, 107 min, dublado.
Curadoria de Ricardo Pereira e Claudia Bortolato
Matinê
Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumanda, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.