Nossa Cidade
Conheça os campineiros que participaram ativamente da Proclamação da República
Campinas, conhecida como o berço histórico dos ideais republicanos, desempenhou um papel fundamental na Proclamação da República no Brasil. A cidade se tornou o principal centro do movimento republicano em São Paulo, além de ter tido participação fundamental na criação do Partido Republicano Paulista. Nesta quarta-feira, 15 de novembro, comemora-se os 134 anos da Proclamação da República.
Campinas foi palco de importantes acontecimentos, como a reunião na qual foi eleita a comissão do Partido Republicano, com a participação de membros campineiros. Essa comissão estava presente na fundação do Partido Republicano Paulista e na participação de assembleias e convenções, contribuindo para o aumento da influência do partido.
Conheça alguns dos principais nomes que contribuíram ativamente para a mudança do regime político no país:
Francisco Glicério
Francisco Glicério, advogado e político campineiro, foi uma das figuras mais importantes na luta pela República. Ele foi um dos líderes do movimento republicano em Campinas e teve papel fundamental na organização e articulação dos ideais republicanos na região. Integrou o Governo Provisório como ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e foi ministro interino da Justiça. Teve papel fundamental no movimento pela Proclamação da República e foi um dos autores da Constituição Republicana de 24 de fevereiro de 1891.
Campos Salles
Manuel Ferraz de Campos Salles foi um político campineiro que teve uma participação significativa na consolidação da República no Brasil. Ele foi presidente do Brasil de 1898 a 1902 e teve um papel importante na estabilização política do país após a Proclamação da República. Campos Salles foi o primeiro campineiro a ocupar o cargo de Deputado Geral em 1884. Além disso, atuou como ministro da Justiça do governo provisório de Deodoro da Fonseca, senador da república em 1891 e presidente do Estado de São Paulo em 1896.
Bernardino de Campos
Bernardino de Campos, político e jurista, foi um dos líderes do movimento republicano em Campinas e teve papel importante na articulação política para a derrubada do regime monárquico. Apesar de ter nascido em Pouso Alegre (MG), construiu boa parte de sua carreira política em Campinas. Bernardino de Campos também esteve presente no movimento de 15 de novembro de 1889 e foi um dos responsáveis pela redação da Constituição Republicana de 1891, que estabeleceu as bases do novo regime político no Brasil.
Francisco Quirino
Um dos irmãos Quirino (ao lado de Joaquim, o Coronel, e Bento), Francisco Quirino dos Santos, conhecido como Dr. Quirino, integrou a comissão do Partido Republicano. Nesse sentido, trago aqui o publicista Francisco Quirino dos Santos, atuante em Campinas, uma das localidades mais importantes da então Província de São Paulo. Fundou a Gazeta de Campinas, em 1869, um veículo de divulgação dos ideais liberais e antiescravagistas.