Connect with us

Nossa Cidade

Conscientização: ação educativa da Emdec marca o Dia Internacional do Pedestre

“É muito importante, porque realmente os carros (condutores) não respeitam os pedestres. Mesmo quando o semáforo está aberto para os pedestres, eles não respeitam. Mesmo quando a preferência é minha, tem que tomar bastante cuidado.” O depoimento da auxiliar de logística Aline Faria exemplifica a importância de ações educativas voltadas para a conscientização do cuidado com o pedestre, durante a circulação. 

Para marcar o Dia Internacional do Pedestre, comemorando neste dia 8 de agosto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou a ação “A vida pede passagem”. O ponto escolhido foi no cruzamento das avenidas Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza com Jorge Tibiriçá, na região da Vila Georgina. E não por acaso: o local registrou mais infrações de trânsito por parada sobre a faixa de pedestre, identificadas por meio de fiscalização eletrônica (radares). No primeiro semestre deste ano, foram 844 multas aplicadas no local. 

Os motoboys Daniel Santana dos Santos e Gerônimo Freitas da Silva também quiseram participar da ação. E a percepção deles, que estão no dia a dia do trânsito, é a mesma de Aline. “Tem muita gente que não respeita os pedestres. Motoristas, até mesmo os motociclistas, que muitas vezes são muito imprudentes”, afirma Daniel. 

Gerônimo complementa: “Aqui, por ser um cruzamento, a ação é muito importante para conscientizar as pessoas”. “Aqui é muito perigoso”, avalia. Afinal, antes de serem motoboys, eles também são pedestres. 

Durante a abordagem, os pedestres foram convidados a atravessar o local sobre um tapete vermelho, com direito ao uso de coroa, cetro e manto. Os condutores, enquanto esperavam a travessia, foram orientados sobre a importância do respeito ao pedestre e à sinalização. 

Afinal, o próprio artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece as normas de circulação nas vias, no parágrafo 2º, tem a seguinte redação: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. Ou seja, todos são responsáveis pela segurança dos pedestres. 

Dado positivo 

Dados preliminares de levantamento realizado pela Emdec apontam redução de 19% no total de mortes de pedestres no trânsito de Campinas, comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2023. Isso, considerando a malha urbana. 

Em 2022, foram 16 vítimas fatais entre os pedestres. Neste ano, já são 13. 

Você sabia?

A data de 8 de agosto foi escolhida como o Dia Internacional do Pedestre por conta do famoso grupo britânico de rock “The Beatles”. Considerada uma das maiores bandas de todos os tempos. 

Foi no dia 8 de agosto de 1969 que a banda atravessou uma faixa de pedestre para tirar uma foto para a capa do álbum “Abbey Road”, que seria o último do grupo. A foto é mundialmente famosa e o ato de passar pela faixa é muito repetido pelos fãs que visitam o cruzamento na cidade de Londres, que se transformou em ponto turístico.

Sair da versão mobile