Connect with us

Nossa Cidade

Conselheiros do Comitê Infantil do PIC conhecem as 7 Maravilhas de Campinas

Nove crianças que compõem o primeiro Comitê Infantil do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) acompanhados dos seus pais, visitaram as 7 Maravilhas de Campinas. O passeio é uma oportunidade para que os conselheiros mirins conheçam a história da cidade de forma lúdica e divertida.
 
O principal papel do Comitê Infantil é fornecer aconselhamento para a pauta da infância, representando as necessidades e vontades das crianças, além de propor resolução de problemas, facilitar a coleta de opiniões e demais contribuições para as políticas públicas.
 
A partir desse conceito, o Comitê Intersetorial do PIC, formado por adultos, propôs o roteiro das 7 maravilhas para as crianças conhecerem mais um pouco da história da cidade. “Nós queremos que eles cuidem da cidade, mas a gente só cuida daquilo que a gente ama e só ama aquilo que conhecemos”, ponderou o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.
 
Para garantir o envolvimento dos pequenos conselheiros, foi elaborado um mapa do roteiro a ser percorrido e adesivos dos pontos de visita para que, ao colar a figurinha de cada local, houvesse maior interação da criança.
 
A parada na Torre do Castelo foi o ápice da atividade. As crianças, acompanhadas pelos pais, subiram até o mirante, que proporciona uma visão de 360 graus da cidade. Cada uma das seis janelas exibe um painel que indica os bairros localizados na direção correspondente.
 
A ação foi uma parceria do PIC com as secretarias de Educação, que forneceu o ônibus para o passeio; e da Cultura e Turismo, que disponibilizou um guia, que foi contando a história de Campinas para as crianças e as famílias durante todo o trajeto.
 
 
Experiência
 
A conselheira mirim do Comitê Infantil, Sarah Beatriz Alves dos Santos, de 11 anos, contou um pouco da sua experiência durante o tour pelas 7 Maravilhas de Campinas. “Eu gostei bastante do passeio no ônibus, pelo fato de ser panorâmico. A guia que estava com a gente, falou várias curiosidades sobre a cidade como por exemplo, que Campo Sales, foi o primeiro presidente do Brasil campineiro.”
 
Outro ponto destacado pela Sarah foi a passagem pelo estádio Moisés Lucarelli. Por ser pontepretana, a menina ficou entusiasmada e falou que já foi em um jogo da Ponte Preta. Ela também citou a visita ao Mercado Municipal e ao Taquaral. “Eu já conhecia o Mercadão porque a minha avó Eliana ama fazer as compras de Natal lá. O Taquaral é um lugar que eu sempre frequento com a minha família, inclusive esses dias eu ‘tava’ lá com os meus tios e os meus primos”, disse.
 
A pequena conselheira disse ter gostado muito de ir ao mirante do Castelo.“Também gostei de subir na Torre do Castelo porque não conhecia lá em cima. Mas, agora, o que eu mais gostei foi conhecer mais sobre Campinas. Aprendi mais sobre a cidade que eu nasci”, comentou.
Sair da versão mobile