Nossa Cidade
Conselheiros mirins do Comitê da Primeira Infância pedem “presentes” ao Papai Noel para Campinas
Com pedidos variados, pequenos conselheiros do Comitê Infantil do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) desejam que Papai Noel cuide bem das crianças da cidade e que também traga alguns “presentes” para alegrar e proporcionar mais diversão. Campinas formou seu Comitê Infantil pela primeira vez neste ano. Criado por Decreto Municipal, é um canal direto entre o Poder Público e os pequenos cidadãos, para escutar suas demandas e sugestões e incorporar opiniões das crianças no desenvolvimento de políticas públicas para o município.
O principal papel do Comitê Infantil é fornecer aconselhamento para a pauta da infância, representando as necessidades e vontades das crianças, além de propor resolução de problemas, facilitar a coleta de opiniões e contribuições para projetos.
Ao serem questionados qual presente pediriam para Campinas neste Natal de 2023, alguns dos conselheiros do Comitê Infantil do PIC fizeram seus pedidos:
“O que eu queria de Natal para a cidade de Campinas é que todas as crianças tenham uma ceia bem gostosa, estejam em segurança e com suas famílias. E que as crianças que estão nos hospitais estejam sendo bem atendidas e que elas melhorem”, diz Sarah, de 12 anos.
Samuel, de 6 anos, também pede o bem-estar de todos: “Eu queria que o Papai Noel dê muita segurança e saúde para a cidade de Campinas”. O colega dele no Comitê Infantil do PIC, João Pedro, de 9 anos, concorda e vai além. “Eu estou querendo uma Campinas bem segura e eu quero uma quadra para brincar com meus amiguinhos”, pediu ao Bom Velhinho.
Também pensando em diversão, porque criança tem que ser criança e brincar, Maria Beatriz, de 5 anos, sabe o que quer de presente de Natal para ela, mas não se esqueceu da sua vizinhança. “Eu gostaria de pedir para o Papai Noel uma casinha da árvore com uma escada e um escorregador para escorregar. Eu quero uma fonte no riozinho da minha casa e eu também quero que tenha um jardim de flores nos parquinhos. Eu também queria um parquinho de borracha. O Papai Noel vai ter que colocar borracha”, pediu.
Já Isadora, de 6 anos, foi direta no seu desejo de Natal: “Eu gostaria de dar para Campinas um parque de diversões aquático grátis”. E o Théo, de 8 anos, concorda e vai além no pedido ao Papai Noel: “O que eu quero de presente para a cidade de Campinas é um parque com escorregador, que tenha uma piscina e um escorregador para ir para piscina e atividades gratuitas para as crianças”.
Para além da piscina, o conselheiro mirim Guilherme, de 6 anos, tem um pedido mais ousado. “Eu queria dar uma praia para Campinas”, pediu.
Enquanto o Levi, de 7 anos, já se mostra um leitor interessado. O presente para ele passa pelo caminho dos livros. “Eu desejo pedir para o Papai Noel mais bibliotecas para a cidade de Campinas”, afirmou.
Com apenas 5 anos, o conselheiro Flávio não fez um pedido só para ele, mas incluiu aquele que distribui os presentes em seu desejo de Natal: “Eu quero um ônibus grandão, de dois andares e quatro rodas, para o Papai Noel na cidade de Campinas”.
O Comitê do PIC
Em 2023, Campinas ganhou seu primeiro Comitê Infantil do Plano Primeira Infância Campineira (PIC). É formado por 24 crianças: 12 meninos e 12 meninas, de 4 a 11 anos. Os nomes foram sorteados no dia 4 de agosto, na abertura do Mês da Primeira Infância. A posse dos conselheiros mirins foi em 22 de agosto, em uma cerimônia na Sala Azul do Paço Municipal.
O principal papel do conselheiro mirim é fornecer aconselhamento para a pauta da infância, representando as necessidades e vontades das crianças, além de propor resolução de problemas, facilitar a coleta de opiniões e possíveis contribuições para as políticas públicas. As reuniões são realizadas mensalmente, no 1º sábado de cada mês, durando 1h30. O “mandato” é de 1 ano.
O PIC é um programa da Prefeitura que tem o objetivo de orientar as ações do poder público e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança e planejar a cidade para seus moradores de zero a 6 anos de idade para os próximos anos.