Nossa Cidade
Conselheiros mirins do PIC são desafiados a debater as regiões em que moram
Os conselheiros mirins do Comitê Infantil do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) voltam a se reunir neste sábado, 7 de outubro. A reunião desta semana será “Agora um desafio”. Para 2023, estão programados mais dois encontros, sempre no primeiro sábado do mês, e com uma temática por mês.
Para essa segunda reunião, os pequenos receberam um desafio: passear pela região onde vivem e levar para o debate cinco pontos positivos e cinco pontos que precisam melhorar.
“Tudo será feito de forma lúdica. No primeiro encontro, nós nos conhecemos, brincamos com as crianças, conversamos, dançamos e principalmente discutimos sobre o significado do coletivo e do individual. Nesse dia foi possível ver que, mesmo sendo pequenos, os conselheiros do PIC já pensam no coletivo”, disse Thiago Ferrari, coordenador geral do PIC.
Além de falar sobre a região onde cada um vive, a proposta para o sábado é apresentar um pouco mais de Campinas para os conselheiros. “Vamos mostrar fotos recentes da cidade e fotos históricas também, para que vejam como era e como é hoje, conforme eles forem apresentando a região deles. Também vamos mostrar as imagens no Google Maps para que as crianças saibam onde o colega mora”, explicou Ferrari.
A reunião será no prédio da Secretaria de Educação, que fica na Rua Barreto Leme, 1.557.
Primeira reunião do Conselho
Na primeira reunião, entre as atividades, os conselheiros mirins escreveram em pequenos papéis o que gostariam que melhorasse na cidade. Os pedidos ou reivindicações foram depositados no Baú dos Desejos, que será aberto no final do mandato, daqui a um ano. Em agosto do próximo ano, quando a caixa for aberta, eles poderão conferir o que foi feito neste período e que políticas públicas – aqui colocadas como sonhos – foram concretizadas.
Posse
E mesmo com brincadeiras, o trabalho dos pequenos é sério. O prefeito Dário Saadi deu posse para os 24 conselheiros mirins em agosto, com juramento e assinatura do termo de posse. Os assuntos tratados nas reuniões também serão registrados em um Livro de Ata.
No termo de responsabilidade do termo de posse, cada um jurou cuidar das praças, dos parques, garantindo que todos os lugares serão seguros para brincar e aprender.
Ele também prometeram pensar o coletivo, serem gentis e respeitosos com os outros membros do grupo.
Comitê
Criado pelo Decreto Municipal 22.843, o Comitê permite à Administração Municipal incorporar as opiniões das crianças no desenvolvimento de projetos na cidade, funcionando como um canal direto para escutar suas demandas e sugestões para diversos setores da Prefeitura.
O Comitê é composto por 24 crianças – 12 meninos e 12 meninas – de 4 a 11 anos. O papel do conselheiro mirim é fornecer aconselhamento especializado para a pauta da infância representando as necessidades e vontades das crianças, além de propor resolução de problemas, facilitar a coleta de opiniões e demais contribuições para as políticas públicas da cidade.
O PIC
O PIC é um programa da Prefeitura de Campinas que tem como objetivo orientar as ações do poder público e da sociedade civil na defesa, promoção e realização de direitos da criança, além do planejamento da cidade para crianças de 0 a 6 anos para os próximos anos.