Nossa Cidade
Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas elege diretoria para o Biênio 2024/2026
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) definiu nesta terça-feira, 4 de junho, sua nova diretoria. O presidente é Matheus Praça, do Instituto Padre Haroldo, a vice-presidente é Marilda Martins, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o primeiro secretário é Raphael Lima, da Secretaria de Saúde, e o segundo secretário é Maiquel Gorin, da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract).
O Comad, criado em 1.991 sob a lei municipal 6.849, é uma entidade que visa coordenar políticas públicas sobre drogas na cidade, promovendo uma gestão participativa e inclusiva. A recente alteração na composição do conselho permitiu uma maior participação da sociedade civil, reforçando o compromisso com a transparência e a representatividade.
“A nova diretoria inicia seu mandato com a missão de fortalecer as políticas públicas sobre drogas, promovendo ações integradas que atendam às necessidades da comunidade. A continuidade dos trabalhos das organizações representadas no conselho é fundamental para o sucesso das iniciativas de prevenção, tratamento e reintegração social’, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
O conselho é composto por 24 integrantes titulares e outros 24 suplentes, representando uma ampla gama de instituições, incluindo secretarias municipais, forças de segurança, entidades acadêmicas e organizações da sociedade civil. Entre as instituições representadas estão a: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Coordenadoria de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Cultura e Turismo, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes e Lazer, a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Trabalho e Renda, a Diretoria de Ensino Campinas Oeste, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Unicamp, a Associação das Mulheres de Campinas (AMC), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito), o Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), a Federação de Amor Exigente (Feae), a Arquidiocese de Campinas, a Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc), o Conselho de Polícia, o Instituto Padre Haroldo Rahm e a Organização da Sociedade Civil Perspectivas para o Futuro.