Nossa Cidade
Conselhos se reúnem para preparar a Conferência da Cidade de Campinas, que será em 7 e 8 de junho
Foi realizada na noite da quarta-feira, 15 de maio, a primeira reunião preparatória para a Conferência Municipal da Cidade, agendada para ocorrer nos dias 7 e 8 de junho. O encontro, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, reuniu os conselhos representativos da cidade. A Conferência Municipal da Cidade é o momento em que o poder público, entidades e sociedade civil se manifestam e propõem linhas de ação para o Governo Federal orientar a política nacional de desenvolvimento urbano.
Direcionada para ouvir os representantes dos diversos conselhos municipais, a reunião de quarta-feira também contou com a participação de munícipes interessados em fazer parte do processo de discussão do futuro da cidade.
A reunião preparatória foi organizada pelo Conselho da Cidade de Campinas (Concidade) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. É parte do calendário geral para as Conferências Municipais das Cidades, agendadas para ocorrer até 30 de junho. A etapa estadual e distrital será entre 1º de julho e 15 de setembro. O processo culmina na 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para novembro, em Brasília.
“Na etapa municipal vamos discutir, entender quais são as demandas da cidade, passá-las para a conferência estadual e unificá-las em um documento que será levado para a conferência nacional”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini. Ele também destacou que é nesta fase que os participantes votarão para escolher seus representantes na estadual. “Esse é um dos papéis da nossa conferência municipal. É uma etapa para debatermos as propostas municipais, propor soluções e eleger os delegados”.
Segundo a secretária adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcela Cristiane Pupin, a reunião possibilitou unir representantes de todos os conselhos municipais para que dentro de cada temática possam pensar em sugestões para a cidade. “Vocês poderão trazer no dia da pré-conferência propostas dentro desta concepção. Poderão se articular e trazer as propostas mais amadurecidas e até preencher sugestões tanto individualmente quanto como parte do grupo que representam”, afirmou.