Nossa Cidade
Construção de gabiões avançam 300m em córregos
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos executou, até este momento, mais de 330 metros de extensão de muros de gabião nas encostas de córregos em três pontos da cidade. O trabalho teve início no dia 13 de abril e faz parte dos 19 pontos em córregos na cidade, que sofreram com erosões e deslizamentos no período de fortes chuvas do início do ano, e estão passando por obras emergenciais. O trabalho prossegue por cerca de 10 meses.
Foram utilizados mais de 2,2 mil metros cúbicos de pedra rachão e gaiolas de arame galvanizado com revestimento de PVC. Esse muro é construído nas encostas dos córregos para evitar que ocorram mais erosões. O valor total é de cerca de R$ 13 milhões. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que estão sendo recuperadas encostas em canais de macrodrenagem (córregos). O trabalho faz parte do pacote de obras emergenciais, para recuperação dos locais atingidos pelas fortes chuvas do início do ano.
A obra na Avenida Orosimbo Maia, na região central, por onde passa o córrego Serafim, está na reta final. A construção dos gabiões será concluída até a próxima semana e a equipe segue para a Avenida Tancredo Neves e Rua João Batista Alves da Silva Telles, no Jardim Campos Elíseos. No Jardim Boa Esperança, onde passa o córrego Brandina, a obra foi finalizada na Rua Comendador Pompeu de Camargo, e continua na Rua Professor Renê de Oliveira Barreto.
Os muros de contenção em córregos serão construídos e/ou reformados em áreas de córregos da região central; Cambuí; Jardim Campos Elíseos/Jd. Novo Campos Elíseos; Jardim Boa Esperança; Parque Brasília; Jardim Santa Marcelina/ Jardim Nova Campinas; Núcleo Itatiaia/ Jardim Itaiaia; Jardim Santa Lúcia; Jardim Bela Vista; Mansões Santo Antônio; DIC 1; Jardim Leonor/Vila Marieta; Parque Itajaí; Jardim Boa Esperança, Guanabara, Chácara da Barra.