Nossa Cidade
Cônsul e prefeito abrem canal para cooperação entre Israel e Campinas
O cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, e o prefeito Dário Saadi se reuniram nesta quarta-feira, 7 de dezembro, no Gabinete do Paço Municipal de Campinas, para conversar sobre uma agenda de cooperação entre o país e a cidade. Entre as várias áreas de interesse, destacaram-se ciência e tecnologia, gestão de resíduos e também de cidades inteligentes. Novas visitas serão agendadas.
Para o prefeito, a ampliação dos contratos de Campinas com o mundo tem sido um interesse da Administração. “É excelente nosso relacionamento com a comunidade judaica e uma alegria recebê-los. Estamos abertos para conversar sobre o que podemos fazer de intercâmbio e troca de tecnologia”, disse o prefeito à comitiva, ao apresentar os potenciais da metrópole e seu forte ecossistema tecnológico e de desenvolvimento de conhecimento, que concentra cinco parques tecnológicos e 18 unidades de ensino superior, além de institutos de pesquisa que são referências nacionais.
“Por conta de suas condições geopolíticas, Israel pensa de modo global, e fomenta, com isso, muita cooperação internacional, particularmente no campo da inovação tecnológica e científica. É o que pretendemos realizar aqui no Brasil”, afirmou Rafael Erdreich. O cônsul geral estava acompanhado do adido da Embaixada de Israel Ari Fischer, especialista israelense em água e agricultura da Agência de Cooperação Internacional de Israel (Mashav), e do assessor político do Consulado Geral, Caique Olivastro Terenzzo.
Áreas de interesse
O prefeito destacou o projeto da Usina Verde de Compostagem da Prefeitura, que transforma em adubo resíduos de galharia e lodo resultante do processo de tratamento da água da Sanasa. Dário Saadi também ressaltou a vocação da cidade para a tecnologia e falou sobre o projeto do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que está sendo desenvolvido em área de 17 milhões de metros quadrados no distrito de Barão Geraldo, onde já estão dois instalados centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e universidades, como a Unicamp e a PUC-Campinas.
O adido Ari Fischer lembrou o destaque da Sanasa como referência no Brasil como uma das mais eficientes empresas de abastecimento de água e saneamento. O assunto interessa a Israel, um país pequeno com 60% de área desértica, onde 92% da água de reúso é utilizada para agricultura, e também está sendo utilizado o lodo como adubo orgânico mineral.
Ao lado do prefeito na reunião, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou o ecossistema de Campinas atrativo de Campinas já estabelecido no Brasil e no exterior. “Temos cinco parques tecnológicos, universidades e institutos de pesquisa de referência internacional, que realizam pesquisa e desenvolvimento para empresas como a Apple, entre várias outras multinacionais, e uma das maiores plantas da Samsung no mundo. Além de uma economia pujante no setor de comércio, serviços, turismo de negócios e no setor educacional”, contou aos visitantes.
“Estamos abertos a parcerias e agora vamos partir para as visitas práticas”, celebrou o prefeito Dário Saadi. Ao fim do encontro, ficou definido que os representantes de Israel deverão voltar a Campinas para conhecer a Sanasa, a Usina Verde de Compostagem e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde fica o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o acelerador de partículas Sirius para investigação da composição e estrutura da matéria, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País.
O cônsul Erdreich convidou uma representação de Campinas para uma visita a Israel para conhecer as tecnologias implementadas no território para gestão de ambientes urbanos dentro do conceito de cidades inteligentes (smart cities) que podem ser compartilhadas. Ele e o adido Ari Fischer também adiantaram a possibilidade de uma missão focada nos processos de tratamento de água e reaproveitamento para uso na indústria e na agricultura.
Cônsul
Há 30 anos no Ministério das Relações Exteriores de Israel, o cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, responde pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo desde agosto de 2021.
Erdreich é bacharel em estudos latino-americanos pela Universidade Hebraica e mestre em políticas públicas pela Universidade de Tel Aviv.
Antes de vir ao Brasil, atuava na divisão de diplomacia pública em Jerusalém. Atuou também na embaixada de Israel em Roma, Itália, e na embaixada de Israel em Lisboa, Portugal.