Connect with us

Nossa Cidade

Contêiner de recicláveis é vandalizado na Praça Bento Quirino

Um contêiner de recicláveis, instalado na Praça Bento Quirino, no Centro, foi vandalizado na tarde desta quarta-feira, 20 de de setembro. O ponto de entrega de voluntária (PEV) foi derrubado no chão, aberto, e todo o material ficou espalhado. Na sexta-feira, dia 15 de setembro, a Secretaria de Serviços Públicos instalou dois desses contêineres, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, Centro. Os resíduos foram recolhidos e o contêiner já foi recolocado no lugar.

A cidade está com 33 PEVs, sendo um volante, em áreas de grande circulação de pessoas. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, esteve no local, na sexta-feira, para verificar a instalação dos contêineres, que têm capacidade de 1 mil litros cada um, e lamentou ter encontrado um deles nessa situação. Os PEVs começaram a ser implantados no início deste ano, em pontos de grande circulação de pessoas. A Seletiva Ambiental, empresa responsável pela coleta seletiva, vai fazer vistoria em todos contêineres de recicláveis para verificar as condições em que estão.

“Instalamos os contêineres de reciclagem em vários pontos e encontramos este equipamento, no Centro, jogado no chão, aberto, com todo o material espalhado. Também observamos que outros deles estão sendo pichados.”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Segundo Paulella, estão sendo coletadas cerca de 40 toneladas de recicláveis por mês nos PEVs. Este número vem somar aos de outras formas de coleta seletiva na cidade. “O principal critério para a escolha dos locais de instalação dos PEVs é a movimentação de pessoas. O objetivo é incentivar o cidadão a trazer os resíduos recicláveis, inclusive de casa, e colocar nestes pontos”, disse o secretário.

Pontos de entrega voluntária

A Lagoa do Taquaral é o local com mais PEVs. São sete contêineres distribuídos pela área. Outros pontos são Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim; Parque Dom Bosco, no Vida Nova; Bosque dos Jequitibás; Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé, no DIC 1; praças na Vila Padre Anchieta; Paço Municipal; Torre do Castelo; Largo do Pará; Largo do Rosário; Arautos da Paz; Praça Bento Quirino; Praça Beira-Rio, no distrito de Sousas; e próximo à Catedral Metropolitana de Campinas.

Sair da versão mobile