Connect with us

Nossa Cidade

Contribuições para o Selo de Qualidade de Vida Urbana de Campinas podem ser enviadas até 5 de abril

A Prefeitura de Campinas está recebendo, até o próximo dia 5 de abril, contribuições de empreendedores e da sociedade civil organizada para o Selo de Qualidade da Vida Urbana. Iniciativa inovadora que busca disseminar as melhores práticas urbanísticas na cidade, a distinção é para empreendedores que apresentarem projetos com qualidade de vida das pessoas que vão morar em seus empreendimentos e também qualifiquem o ambiente urbano da cidade, com soluções inovadores e sustentáveis. A consulta pública está no ar desde 5 de março.

 

A proposta do Selo de Qualidade de Vida Urbana, elaborada de forma multidisciplinar pela empresa de consultoria Urban Systems, sob gestão das secretarias municipais de Urbanismo (Semurb) e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMPDU), está disponível em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/urbanismo/pagina/selo-de-qualidade-de-vida-urbana. As contribuições devem ser enviadas pelo formulário acessível em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/587615?lang=pt-BR.

 

O Selo de Qualidade de Vida Urbana funciona como uma certificação, visando reconhecer e premiar empreendimentos que se destacam não apenas pela conformidade legal, mas, sobretudo, por sua contribuição expressiva para a melhoria da qualidade de vida urbana. Será concedido a empreendimentos verticais e horizontais, residenciais ou comerciais, em bairros planejados ou loteamentos que disseminem boas práticas urbanísticas.

 

Regras e indicadores

O Selo de Qualidade de Vida Urbana tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento urbano sustentável alinhado aos princípios de ASG (Ambiental, Social e Governança), ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas) e soluções baseadas na natureza.

 

A partir desses princípios, a certificação vai reconhecer os projetos imobiliários que se destacam com ações de melhoria da qualidade de vida dos usuários e geração de valor para além de seus empreendimentos. Também serão destacados os empreendimentos imobiliários que agregarem soluções além dos parâmetros obrigatórios e incentivados pela legislação urbana e que possam, pelo exemplo, inspirar outros empresários para que mais projetos sejam concebidos com as melhores práticas de sustentabilidade, urbanismo e arquitetura.

 
A proposta do Selo de Qualidade de Vida Urbana prevê três categorias e sete macrotemas. As categorias incluem Incorporação HIS (Habitação de Interesse Social), Incorporação Mercado (classificados como residenciais e não residenciais) e Parcelamento do Solo (loteamentos e bairros planejados).

 

Os macrotemas dizem respeito a localização e mobilidade; ambiência; relação com o entorno; uso eficiente de recursos; economia local e investimento no cidadão; inclusão; gestão de efluentes e resíduos. Cada um está detalhado com o objetivo de auxiliar a aplicação dos requisitos e também facilitar a apresentação da documentação necessária para avaliação dos itens.

 

Outra proposta da certificação é atender às demandas de um mercado com empresários e compradores cada vez mais conscientes na hora de produzir e adquirir novos produtos, adotando práticas favoráveis ao meio ambiente e pensando no futuro sustentável para o planeta.

Sair da versão mobile