Nossa Cidade
Cooperativa de reciclagem da Ceasa prevê aumento de material reciclado no final do ano
A Cooperativa Unidos na Vitória, sediada nas dependências da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), prevê aumento de 30 toneladas no volume de materiais reciclados no entreposto no final do ano de 2023. Entre os resíduos coletados estão o papelão (85%), vidro e metal (15%), além de palha e madeira coletados nos mercados do entreposto.
Com o crescimento no volume da coleta, os 22 cooperados esperam um reflexo positivo na renda neste fim de ano “apesar do valor do papelão ter sofrido uma queda no preço ao longo de 2023”, diz Valdecir Aparecido Viana, presidente da Cooperativa.
“A Cooperativa Unidos na Vitória desempenha um importante papel no Sistema de Gestão de Resíduos produzidos na Centrais, além de promover a educação ambiental e proporcionar renda para as famílias cooperadas”, destaca o presidente da Ceasa, Valter Greve.
Segundo o presidente da Cooperativa, ”entre os materiais reutilizados estão as madeiras provenientes de caixotes. Esse material é recolhido, triturado para se transfomar em cavacos (pequenos pedaços de madeira) e usado como combustível para funcionamento das caldeiras”, diz.