Nossa Cidade
Cooperativas estão fazendo a coleta e destinação dos recicláveis do Campinas Innovation Week
O Campinas Innovation Week está agitando a cidade com uma programação recheada de palestras, workshops, novidades tecnológicas e shows. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 14 de junho, também tem uma preocupação especial com o meio ambiente, principalmente com resíduos recicláveis.
Todas as lixeiras do espaço são sustentáveis e de material reciclável. A rede de cooperativas Reciclamp faz a coleta dos materiais todos os dias e é responsável pela destinação correta dos recicláveis produzidos no evento.
“A preocupação com o meio ambiente está presente no Campinas Innovation Week não só na coleta dos recicláveis, mas na economia de energia e nos temas abordados nas palestras”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.
Ainda segundo a secretária, além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem também gera emprego e renda. “A Reciclamp conta com 150 cooperados e gera uma renda média de R$ 2,4 mil por associado”, completou.
Fundada em 2008, a Reciclamp integra o Programa Municipal de Economia Solidária, sob gestão da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Fazem parte da Rede as cooperativas Nossa Senhora Aparecida, Unidos na Vitória, São Bernardo e a Antonio da Costa Santos.
“Nossa organização reúne catadores comprometidos com a coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis, com a destinação correta dos materiais”, disse o presidente da Reciclamp, Valdecir Aparecido Viana. “Essa iniciativa beneficia os catadores, que têm trabalho e renda, e o meio ambiente”, completou.