Nossa Cidade
Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos capacita técnicos do Procon
A Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira, 3 de outubro, uma capacitação sobre rotulagem nutricional para os técnicos do Procon de Campinas.
Durante a capacitação foram abordados assuntos como tabela nutricional, lista de ingredientes, alérgenos, alegações nutricionais e critérios de classificação de alimentos integrais. Para o Procon Campinas, a formação é importante para qualificar o trabalho dos agentes de fiscalização e o serviço de orientação aos consumidores.
De acordo com a nutricionista e chefe de setor da Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Codarin, as novas regras de rotulagem têm o objetivo de trazer mais clareza e facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e, assim, possibilitar que o consumidor realize escolhas alimentares mais conscientes.
A rotulagem frontal, que tem uma lupa como símbolo informativo, é a maior inovação da nova regra. Por meio dela, o consumidor poderá identificar se o alimento adquirido possui alto teor de três nutrientes que têm relevância para a saúde: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
A nova regra já era vigente para novos produtos desde outubro de 2022. Os alimentos que já estavam em circulação terão prazo máximo para adequação até dia 9 de outubro de 2023, exceto em situações específicas previstas na legislação.