Nossa Cidade
Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos vistoriou 249 terrenos e calçadas em três dias
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pelos serviços de manutenção da cidade, mantém um trabalho de vistoria de terrenos e calçadas particulares. As vistorias são realizadas pela Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt). Entre os dias 27 e 29 de maio, as equipes fiscalizaram 249 endereços. O objetivo da ação contínua é verificar as condições dos locais, se estão com lixo, mato alto, se há obstrução de passagem, entre outros itens.
Quando são encontradas irregularidades o proprietário é notificado para que tome as providências necessárias para manter o local limpo. A população também pode indicar esses locais por meio do telefone 156.
Além das fiscalizações, as equipes de outros setores da Pasta atuam, todos os dias, em todas as regiões, para os serviços de coleta de lixo; roçagem de áreas verdes; conservação de praças; gestão de parques e praças; instalação, reparos e pinturas de guias e sarjetas; manutenção de passarelas e pontes; reparos e desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais; tapa-buracos; recapeamento; pavimentação; manutenção de vias de terra; arborização; iluminação pública, entre outros.
Algumas das ações desta semana, de segunda a quarta-feira, 27 a 29 de maio. No feriado, as equipes trabalham em esquema de plantão.
Limpeza urbana
Todos os serviços de limpeza da cidade, como coleta de lixo domiciliar; coleta seletiva; ecopontos; varrição de rua; coleta seletiva; cata-treco; limpeza de bocas de lobo; lavagem de ruas e praças da região central; lixeiras e papeleiras são disponíveis na cidade.
As bocas de lobo, por onde escoa a água da chuva, passaram por limpeza e desobstrução em 21 bairros. É fundamental que estejam desobstruídas para permitir o escoamento da água da chuva.
A lavagem de ruas, com água e desinfetante, especialmente de praças e ruas da região central e pontos de feira livre, foi feita 55 vezes esta semana, sendo 38 em praças e ruas da região central, e em 17 pontos de feira livre nos bairros. Na área central, locais como a rua 13 de maio, onde há o calçadão repleto de estabelecimentos comerciais e alta circulação de pessoas, recebem a lavagem diariamente.
O caminhão cata-treco, que recolhe móveis e outros objetos de grande porte, passou em 65 bairros, conforme programação, e solicitações vindas pelo 156. A agenda do cata-treco está no portal e pode ser acessada clicando no link https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu- , na aba “Operação cata-treco”.
A coleta seletiva, que recolhe recicláveis e leva às cooperativas de reciclagem, foi feita em 138 bairros. Em mais de 50 deles, a coleta é feita duas vezes por semana.
Iluminação
A iluminação pública da cidade passou por manutenção em 260 pontos.
Áreas verdes
As equipes de conservação de praças trabalharam em 15 locais por dia. Em alguns endereços, o serviço levou mais de um dia.
Outras equipes trabalharam em 14 locais esta semana, na manutenção de áreas verdes de equipamentos públicos como centros de saúde e de assistência social e praças de esporte. Equipes de plantios de mudas de árvores e de flores trabalharam em até nove locais esta semana.
Asfalto e obras
Seis equipes de tapa-buracos trabalharam em sete bairros esta semana. Também foi feito recapeamento na Estrada da Mão Branca, Parque São Jorge.
As 12 equipes de Gestão de Pessoas, que contam com trabalho dos reeducandos (detentos do regime semiaberto), fizeram manutenção, limpeza, pintura e roçagem em 10 lugares, por dia. Em alguns locais os serviços foram executados em mais de um dia na semana. Há uma outra equipe, fixa, para trabalhar no cultivo de árvores e flores, no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, no Parque Xangrilá.
Entre seis e sete equipes de obras trabalharam em sete locais esta semana em reparos de guias e sarjetas.
Manutenção bairros
As equipes das Administrações Regionais (Ars), da Coordenadoria das ARs (Coar) e das Subprefeituras dos distritos fizeram manutenção, com máquinas e caminhões, em ruas e avenidas de sete bairros. Também executaram reparos obras de construção de canaletas, manutenção de bocas de lobo, construção de calçadas e reparos em galerias em 21 bairros, incluindo das regiões central, do Campo Belo e dos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Campo Grande.
Fiscalização de terrenos
A Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt) fiscalizou 249 endereços, entre os dias 27 e 29 de maio.