Nossa Cidade
Coronavírus: Transforma muda a plataforma para voluntariado e doações
A plataforma do movimento Transforma Campinas está na frente da mobilização da comunidade para quem quer se tornar voluntário e ajudar na crise do coronavírus com sua força de trabalho. O portal, que pode ser acessado no endereço www.transformacampinas.com.br, foi reformulado para oferecer as vagas necessárias para o atendimento à população, listando-as para quem quer se inscrever como voluntário. As secretarias municipais de Saúde e a de Assistência Social estão oferecendo vagas para profissionais da área médica e de enfermagem e também de pessoas para atuar no abrigo emergencial para acolher pessoas idosas em situação de rua, na região do Taquaral.
Tradicionalmente, o Transforma Campinas funciona por meio de parcerias entre a Administração Municipal e entidades assistenciais do município e da região. Une, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e entidades que precisam de apoio, cruzando os interessados com as ofertas de ações voluntárias em entidades da cidade e da região.
Agora, com a crise do coronavírus e a procura das pessoas por oferecer a sua capacidade de trabalho e ajuda, o Transforma Campinas se adequou para atender essas pessoas e fazer a ponte entre as necessidades que estão surgindo e quem se dispõe e pode ajudar. As ofertas serão atualizadas e podem ser checadas pela comunidade.
Vagas
A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, está oferecendo vagas de voluntariado para enfermeiros, técnicos de enfermagem médicos e fisioterapeutas que se disponibilizem a ajudar. Já a pasta de Assistência Social precisa de pessoas para atuar no abrigo emergencial para acolher pessoas idosas em situação de rua, na região do Taquaral.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, está com publicação na plataforma Transforma Campinas procurando voluntários para contação de histórias, para professores de Educação que possam orientar em atividades físicas e auxiliar de refeitório. Essas pessoas devem atuar no abrigo emergencial criado para acolher pessoas idosas em situação de rua.
Cada uma dessas áreas está oferecendo vaga para 20 voluntários, que deverão passar por um curso de capacitação orientado por profissionais das secretarias de Saúde e de Assistência Social. Hoje, o Transforma Campinas já conta com 20 voluntários, sendo 10 funcionários públicos e 10 oriundos da sociedade civil, com atuação prioritária na área de assistência social.
Voluntária na prática e uma entusiasta em iniciativas de ajuda ao outro, a primeira-dama de Campinas, Sandra Cioccci, acredita que é o momento de todos se empenharem. “Você pode ser voluntário usando a ferramenta do Transforma Campinas”, pede à população. “É importante o voluntariado neste momento para quem pode fazer algo. É um ato de cidadania, compromisso social e solidariedade”, avalia Sandra.
Histórico
O Transforma Campinas é um movimento idealizado pelo empreendedor social de Pernambuco, Fábio Silva, apoiado por entidades assistenciais e pela Prefeitura de Campinas. Teve início em Recife, em março de 2015, com o nome “Transforma Recife”. expandiu-se para Petrópolis em dezembro de 2015 e iniciou em 13 de abril de 2016 as atividades em Campinas.
A plataforma possui parcerias com instituições de ensino superior, como a São Leopoldo Mandic, Unisal, Metrocamp, Faculdades Anhanguera e Universidade São Francisco, com envolvimento de alunos, educadores e funcionários em ações voluntárias. Além dessas instituições, iniciativas pontuais já foram desenvolvidas em parceria com a PUC-Campinas, o Instituto Mackenzie e a Esamc.
Desde abril de 2017, foi criado um painel para que empresas e cidadãos que queiram oferecer serviços e produtos (mobília, eletrodomésticos, utensílios, brinquedos) usem esse espaço para doações. Dessa forma, o Transforma Campinas, fortalece seu papel de facilitador e possibilita o contato entre as partes.
O Transforma Campinas já possuía antes da crise do coronavírus mais de nove mil voluntários cadastrados em sua base.