Nossa Cidade
Corrida da Lua terá operação especial de trânsito neste sábado, dia 30/10
A tradicional Corrida da Lua será realizada no próximo sábado, dia 30 de outubro, no entorno da Lagoa do Taquaral, a partir das 20h. Para garantir a segurança dos atletas e acompanhar o trânsito em todo o percurso, a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam uma operação especial de trânsito e transporte. Serão 16 agentes monitorando o evento.
Neste ano, a corrida terá mudanças, a começar pelo local de largada, que desta vez será no Planetário Municipal de Campinas, no Parque da Lagoa do Taquaral. Outras medidas foram adotadas para atender protocolos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) para eventos e o protocolo sanitário para combate e prevenção contra a Covid-19. De acordo com os organizadores, o público esperado é de 3 mil atletas.
O evento terá percurso diferenciado para aqueles que forem caminhar e correr, sendo que a corrida tem trajetos de 5 e 10 km, e a caminhada de 5 km. A corrida terá largada em frente ao Planetário, sentido Portão 5. O trajeto será pela pista interna da Avenida Heitor Penteado até o Portão 6 do Kartódromo. Na sequência, os atletas seguirão pela pista interna da avenida para retornar ao local da chegada, na Praças das Bandeiras, totalizando os 10 km previstos.
Já a caminhada e a corrida de 5 km terão largada no Planetário do Parque. O trajeto contempla uma volta completa no entorno da Lagoa do Taquaral e chegada na Praça das Bandeiras, terminando no mesmo local da largada.
A Emdec implantará faixas informativas, orientando motoristas e comerciantes que utilizam os estacionamentos do Parque sobre o fechamento das vias.
Operação de trânsito
O trabalho dos agentes começará na madrugada do dia 30 de outubro, quando serão realizadas reservas de vagas, com a finalidade de proibir o estacionamento de veículos e viabilizar o evento.
Ainda na madrugada, o bolsão do estacionamento do portão 7 (Ginásio de Esportes) será totalmente fechado para a montagem da estrutura de acesso dos atletas. A partir das 17h do sábado (30/10), todos os bolsões de estacionamento do parque também serão bloqueados, com objetivo de coibir a parada de veículos durante o evento.
O trabalho de sinalização acontecerá a partir das 17h, mesmo horário em que a pista interna da Avenida Heitor Penteado, na altura da Avenida Barão de Itapura, será bloqueada para o início da concentração dos participantes.
A partir das 19h, agentes da Mobilidade Urbana estarão em todos os pontos, aguardando o início da corrida. As equipes acompanham o evento até o seu final para as liberações necessárias.
Serão 11 pontos de monitoramento e bloqueio com a presença de agentes:
Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 5 (Paladar)
Av. Pe. Almeida Garret x Av. Theodureto de Almeida Camargo
Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Martin Afonso
Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Soldado Percílio Neto
Av. Júlio Prestes (B/C) x Acesso para a Av. Dr. Heitor Penteado
Av. Dr. Heitor Penteado (altura do 4º Distrito Policial)
R. Vital Brasil X R. Arlindo Carpino (Balão)
Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Barão de Itapura
Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 7 (Ginásio)
Av. Dr. Heitor Penteado x Av. José Teixeira Penteado
Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 6 (Kartódromo)
Transporte
Onze linhas que circulam na região serão impactadas, temporariamente, pelos bloqueios viários, durante o período de duração do evento.