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CPAT vai fechar ano com recordes de vagas de cursos e de empregos
O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) registrou aumento na oferta de vagas de cursos de qualificação e de empregos, além dos atendimentos nos serviços de intermediação de mão de obra e chat (atendimento on-line) em 2022 em relação ao ano passado. O CPAT é um serviço da Secretaria de Trabalho e Renda, da Prefeitura de Campinas.
Com o último feirão do ano, realizado em dezembro, de cursos de qualificação, foram totalizadas 50.509 vagas contra 15.671 em 2021. As ofertas de vagas de emprego cresceram de 4.486 em 2021 para 6.645 até novembro de 2022, número que vai aumentar no fechamento do ano.
O chat, em que o usuário se comunica com o atendente pelo site do CPAT sem sair de casa, registrou 14.316 atendimentos até novembro de 2022. Esse serviço teve início em março de 2021 para facilitar o acesso da população aos serviços do CPAT durante a pandemia de covid-19.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, os números mostram uma maior articulação do CPAT com empresas de Campinas “conseguimos expandir a rede de parceiros para os cursos de qualificação e tornar o trabalho de captação de vagas de emprego mais conhecido. O atendimento on-line também teve uma grande adesão porque facilita muito a vida dos trabalhadores que buscam emprego e das empresas que ofertam as vagas”, avalia o secretário.
Outros atendimentos
Seguro-Desemprego: 22.610 atendimentos em 2022 (2021: 13.616)
Casa do Empreendedor (atendimentos Microempreendedor Individual): 3.683 em 2022 (2021: 5.622)
Serviços nos bairros
Pela primeira vez, o CPAT levou os serviços para os bairros com a realização de duas edições do “VemSer”, uma no Parque Vista Alegre e outra no Jardim Santana, com balcão de empregos, orientações jurídicas, corte de cabelo, divulgação de cursos, entre outros atendimentos para a população.