Nossa Cidade
Cras Laudelina faz dois anos e reforça ação social no Campo Grande
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Laudelina de Campos Melo, localizado no Parque Floresta, no Distrito do Campo Grande, celebrou nesta terça-feira, dia 26, dois anos de atividades com uma roda de conversas. A unidade realiza uma média mensal de 200 atendimentos coletivos e 100 atendimentos personalizados.
“Com dois anos de atuação, o Cras Laudelina de Campos Melo tem sido um importante espaço de convivência comunitária e fortalecimento de vínculos, contribuindo para a prevenção de riscos sociais e estreitando laços com a comunidade, além de trabalhar o fortalecimento da rede intersetorial da região”, destacou a secretária Vandecleya Moro.
O Cras tem como abrangência o Jardim Bassoli, o Parque São Bento I, II e III e o Parque Floresta I, II, III e IV, territórios com população estimada de 7.305 famílias. Segundo dados do Cadastro Único, são 3.267 famílias inscritas no Cadastro Único e, dessas, 62,7% vivem em situação de extrema pobreza e são famílias em sua maioria chefiadas por mulheres.
A localização de um Cras é determinante para viabilizar, de forma descentralizada, o acesso aos direitos socioassistenciais. São instalados prioritariamente em locais de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, com presença significativa de famílias e indivíduos beneficiários dos programas de transferências de renda, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), Programa Auxílio Brasil e outros.
O Cras Laudelina conta atualmente com as seguintes atividades: grupo de beneficiárias do Programa Viva Leite, horta institucional – atividades em parceria com o Departamento de Segurança Alimentar (DSAN) sobre agroecologia urbana, entre outras atividades.