Nossa Cidade
Crianças da entidade Parquinho da Vó Isa participam de atividades sobre alimentação saudável na Ceasa
Um grupo de 36 crianças da entidade Parquinho da Vó Isa, localizada no jardim Capivari, participaram nesta terça-feira, dia 25 de junho, de atividade sobre alimentação saudável na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas). As crianças foram recepcionadas na Cozinha Escola pela nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Camila Porto, e receberam orientações sobre as propriedades e grupos de alimentos e realizaram plantio de mudsa de hortaliça no Mercado de Flores e, ao final, receberam uma muda de hortaliça. A ação integra o programa Ceasa-Saúde, Escola Saudável da Ceasa.
O objetivo da iniciativa é desenvolver hábitos alimentares saudáveis e conscientizar os pequenos sobre os benefícios do consumo de alimentos naturais.
Ceasa-Saúde, Escola Saudável
O projeto Ceasa-Saúde, Escola Saudável é voltado para alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) com idades entre 5 e 16 anos. A atividade acontece nos períodos da manhã e da tarde todas as quintas-feiras.
Consta da programação visita à Cozinha Escola, onde as crianças recebem explicações sobre alimentação saudável e um lanche coletivo, além de visita ao Mercado de Hortifrúti. Durante a atividade, a nutricionista faz uma dinâmica com a apresentação de uma maquete composta de réplicas de produtos ultraprocessados como refrigerantes, biscoitos, embutidos e de alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Nesta atividade as crianças recebem informações sobre a composição dos alimentos e os efeitos no organismo.
Júlia Amorim, gerente do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, frisa que a ideia do programa é mostrar de forma lúdica e interativa o conceito de alimentos saudáveis e alimentos ultraprocessados. “O importante é conscientizar as crianças sobre o consumo de alimentos saudáveis e as vantagens para a saúde”, afirma a nutricionista.