Nossa Cidade
Crianças ganham projeto de segurança viária no Satélite Íris
No Satélite Íris, a segurança viária de crianças que circulam no entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti será reforçada com o projeto “Caminhos do Brincar”. A iniciativa, que promoverá intervenções de urbanismo tático no entorno da instituição, foi apresentada à comunidade nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, em reunião realizada na escola, das 17h30 às 19h. A ação envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Fundação Feac, o Programa Primeira infância Campineira (PIC) e a Prefeitura Municipal, com o desenvolvimento do escritório de arquitetura e urbanismo Ateliê Navio.
O projeto, que prioriza a primeira infância na construção de deslocamentos mais seguros, contou com uma fase de diagnóstico no segundo semestre de 2023. Durante este período, as equipes ouviram crianças da escola e seus cuidadores, professores e moradores do entorno. Também avaliaram dados como a contagem de pedestres e veículos que circulam na região. O objetivo é ampliar o projeto, futuramente, para outros territórios da cidade.
As intervenções considerarão, também, o ordenamento do trânsito no entorno da instituição escolar. A Emdec atuará no desenvolvimento de sinalização horizontal e vertical e, para isso, realizou voos com drone, simulações e pesquisas. “Também consideramos as reclamações dos moradores a respeito da velocidade praticada pelos motoristas na região. Então, incluímos o estreitamento da via em zonas de proteção às crianças, induzindo os motoristas à redução de velocidade”, explica Michelle Rosa, coordenadora do Processo de Inovação em Urbanismo e Mobilidade, da Emdec.
A reunião contou com a presença de membros da comunidade escolar e moradores da região, que tiraram dúvidas e opinaram sobre o projeto, que tem previsão de início ainda em 2024. A ação contará com intervenções de urbanismo tático, que usa soluções temporárias, de baixo custo e de rápida implementação para melhorar o desenho de uma via ou espaço público.