Nossa Cidade
Cruzamento da Baden Powell com Santa Bárbara do Rio Pardo recebe semáforos
Uma antiga reivindicação da comunidade do Jardim Nova Europa será atendida pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), tornando a circulação mais segura e harmoniosa na região. A partir das 10h desta sexta-feira, 1º de outubro, novos conjuntos semafóricos serão ligados no cruzamento das avenidas Baden Powell e Santa Bárbara do Rio Pardo.
A medida organiza o fluxo veicular nos cruzamentos das vias, ampliando a segurança nos deslocamentos de pedestres, ciclistas e condutores. Trata-se, portanto, de mais uma ação da Setransp / Emdec focada na prevenção de acidentes e na preservação de vidas no trânsito.
A Avenida Baden Powell conta com diversos empreendimentos comerciais e uma ciclovia de cerca de 2,3 km, que se conecta à ciclovia da Avenida Washington Luiz, com 1,3 km. Atrai, portanto, grande fluxo de ciclistas e pedestres.
A via dá acesso a bairros populosos, como o Jardim Nova Europa, o Parque da Figueira, a Vila Campos Sales e o Jardim do Trevo. E proporciona conexão com as avenidas São José dos Campos, Washington Luiz e Prestes Maia; além das rodovias Anhanguera (SP-330) e Lix da Cunha.
As sinalizações horizontal e vertical estão sendo revitalizadas pela Emdec. A região impactada recebe placas de regulamentação e advertência, além de renovação da pintura das travessias de pedestres, faixas zebradas, retenção e balizamento. As equipes também atuam na remoção das lombadas existentes no trecho.
Estimativa realizada pela Emdec aponta que, pela Avenida Baden Powell, circulam, em média, 25 mil veículos por dia, nos horários de pico. O trecho contemplado pelos novos semáforos é atendido pelas linhas 371 (Estação Parque Prado) e 430 (Swiss Park), que, juntas, transportam 7,1 mil passageiros por dia útil.
A Emdec investiu R$ 221 mil na implantação dos novos conjuntos semafóricos.